A Renault Portugal e a Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico, em parceria com o Município do Fundão, apresentaram, na Aldeia Histórica de Castelo Novo, um pioneiro serviço gratuito de mobilidade sustentável, que coloca ao dispor de turistas, residentes e profissionais uma frota de cinco viaturas Renault elétricas, a partir da Aldeia Histórica de Castelo Novo, ou das estações ferroviárias de Castelo Novo, Alpedrinha e Fundão. Um projeto-piloto que poderá estender-se a áreas para além da mobilidade, de modo a reforçar a aldeia como uma referência no domínio da sustentabilidade e que poderá ser replicado nas restantes 11 aldeias da rede.
Este novo serviço é o resultado de um protocolo de colaboração assinado entre a Renault Portugal e a Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico, com o objetivo de tornar a Aldeia Histórica de Castelo Novo a primeira localidade de Portugal Continental com mobilidade 100% sustentável – livre de emissões de CO2 e de ruído – mas, também, de garantir que as viagens entre as 12 Aldeias Históricas de Portugal são mais amigas do ambiente.
Renault Twizy, Renault Twingo Electric, Renault ZOE e o modelo comercial Renault Kangoo Z.E. são os quatro modelos da marca francesa ao dispor daqueles que querem conhecer as aldeias portuguesas de uma forma mais fácil, económica e sustentável.
O serviço pode ser acedido através do site das Aldeias Históricas de Portugal. Os utilizadores devem indicar as datas de recolha e devolução, e se necessitam ou não de transfer. A partir do mesmo link, além das reservas dos modelos elétricos pretendidos, os utilizadores podem ainda planear a suas viagens pelas Aldeias Históricas de Portugal, escolhendo o alojamento, os restaurantes e ainda várias atividades, como passeios pela natureza ou visitas guiadas.