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Continental lança pneus com poliéster de garrafas PET recicladas

A Continental é o primeiro fabricante de pneus a lançar a produção em série de fio de poliéster reciclado, obtido a partir de garrafas de plástico PET. O novo material de alto desempenho será utilizado em algumas dimensões dos pneus PremiumContact 6, EcoContact 6 e AllSeasonContact da marca.

O poliéster reciclado substitui o poliéster convencional na carcaça dos pneus, com um conjunto de pneus standard de um automóvel de passageiros a utilizar cerca de 40 garrafas PET recicladas.

Em setembro de 2021, a Continental revelou, pela primeira vez, a tecnologia ContiRe.Tex, desenvolvida internamente pela empresa alemã. Utiliza fio de poliéster, que é obtido a partir de garrafas PET usadas sem quaisquer etapas químicas intermédias e não recicladas, o que torna a tecnologia mais eficiente, comparativamente com outros métodos padrão utilizados no processamento de garrafas PET em fios de poliéster de alto desempenho.

As garrafas utilizadas para esta tecnologia provêm exclusivamente de regiões sem um circuito fechado de reciclagem – os resíduos são recolhidos, reciclados e reutilizados para voltar a produzir o mesmo produto original. Num processo de reciclagem especial, as garrafas são separadas e limpas mecanicamente, depois das tampas das mesmas serem removidas. Após a trituração mecânica, o PET é posteriormente transformado em granulado e finalmente em fio de poliéster.

O fio poliéster feito de PET é usado há muito como material na montagem de pneus de passageiros e camiões ligeiros. Os cordões têxteis absorvem as forças da pressão interna do pneu e permanecem estáveis, mesmo sob cargas e temperaturas elevadas. A Continental declara que está a investigar intensivamente materiais alternativos para a sua produção para tornar os pneus ainda mais eficientes no consumo de energia e amigos do ambiente no fabrico, utilização e reciclabilidade.

“Utilizamos apenas materiais de alto desempenho nos nossos pneus premium. A partir de agora, vão incluir fio de poliéster a partir de garrafas PET, num processo de reciclagem particularmente eficiente. Levámos a nossa tecnologia inovadora ContiRe.Tex para a fase de produção em apenas oito meses. Estou orgulhoso de toda a nossa equipa por este feito notável”, declarou Ferdinand Hoyos, responsável pela Área de Negócio Mercado de Substituição da Continental na Europa, Médio Oriente e África (EMEA). “Estamos constantemente a expandir a quota de materiais renováveis e reciclados nos nossos pneus. Até 2050, no máximo, queremos utilizar apenas materiais sustentáveis na nossa produção”, acrescentou.

Todos os pneus produzidos com tecnologia ContiRe.Tex provêm da fábrica de pneus da Continental em Lousado, Portugal, e incluem um logótipo especial na parede lateral, com a inscrição ‘Contém Material Reciclado’.

Em setembro de 2021, a Continental estreou o Conti GreenConcept, utilizando poliéster proveniente de garrafas de plástico reciclado na carcaça, na IAA MOBILITY. Para a segunda temporada da série de corridas all-electric Extreme E, que teve início em fevereiro de 2022, a Continental desenvolveu um pneu que também utiliza o ContiRe.Tex. Os veículos de apoio ao Tour de France deste ano serão também exclusivamente equipados com pneus ContiRe.Tex.

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