No último fim-de-semana, no Mónaco, a Fórmula E apresentou a terceira geração dos seus carros de corrida, que farão a estreia na próxima época – a 9ª – do campeonato mundial de alta performance elétrica da FIA.
Desenvolvido pelos engenheiros e especialistas em sustentabilidade da FIA e da Fórmula E, o Gen3 é o primeiro carro de corrida especialmente otimizado para circuitos urbanos. De acordo com a Fórmula E, o novo carro destaca-se pelo alto desempenho, eficiência e sustentabilidade, tendo sido projetado “para mostrar ao mundo que alto desempenho e sustentabilidade podem coexistir poderosamente sem compromisso” de nenhuma destas duas dimensões. O Gen3 pretende ser pioneiro em tecnologias de ponta que serão posteriormente transferidas da corrida para a estrada.
A Fórmula E avança ainda que, embora os programas de desenvolvimento aerodinâmico tenham sido fundamentais para impulsionar a melhoria incremental no automobilismo durante décadas, o lançamento do Gen3 impulsiona a engenharia de software como um novo campo de batalha para a inovação no automobilismo – as atualizações de desempenho serão entregues diretamente no sistema operativo integrado como atualizações de software.
Sete fabricantes – DS Automobiles, Jaguar, Mahindra Racing, Maserati, NIO 333, Nissan e Porsche – já confirmaram, junto da FIA, a sua participação na nona temporada do campeonato de Fórmula E com o novo Gen3, no próximo ano. Os testes de pré-temporada têm lugar no próximo inverno.
A nível de desempenho, o novo Gen3 será o carro de Fórmula E mais rápido até ao momento, com uma velocidade máxima superior a 322 km/h. Será também o carro de corrida mais eficiente do mundo, com mais de 40% da energia utilizada em corrida a resultar da travagem regenerativa. O motor elétrico atingirá uma eficiência na ordem dos 95%, disponibilizando uma potência de 350 kW (cerca de 470 cv).
O Gen3 será também o primeiro carro de corrida do tipo ‘fórmula’ com propulsão nos dois eixos – o motor dianteiro acrescenta 250 kW aos 350 kW produzidos na traseira, duplicando ainda a capacidade regenerativa, relativamente aos Gen2 atuais, para um total de 600 kW. O novo grupo propulsor dianteiro com regeneração de energia fará também com que o Gen3 seja o primeiro carro ‘fórmula’ sem travões hidráulicos traseiros.
O novo carro de corrida foi também concebido com preocupações a nível de sustentabilidade. As baterias do Gen3 contam-se, de acordo com a Fórmula E, entre as mais avançadas e sustentáveis baterias já fabricadas, e as células serão reutilizadas numa segunda vida.
Materiais naturais e materiais reciclados são utilizados extensivamente no Gen3: linho e fibra de carbono reciclada na carroceria, permitindo uma redução de 10% da pegada de carbono relativamente ao Gen2; borracha natural e fibras recicladas compõem 26% dos pneus, que serão totalmente reciclados após as provas. Finalmente, todos os fornecedores de componentes para o Gen3 são fabricantes com atribuição de 3 estrelas no Sistema de Acreditação Ambiental da FIA, e todos adotam a norma ISO14001 para reduzir o impacto ambiental dos processo de produção.
O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, declarou: “Tanto do ponto de vista tecnológico, como do ponto de vista ambiental, o Gen3 estabelece novos padrões no desporto. As equipas de desenvolvimento da FIA e da Fórmula E fizeram um trabalho excelente, e agradeço-lhes pelo trabalho duro neste projeto. Estou muito feliz por ver tantos fabricantes líderes já inscritos para a próxima era do campeonato e aguardo a estreia competitiva do Gen3, na nona temporada, com grande expectativa”.