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Mercedes-Benz vai estrear tecnologia de baterias inovadora no Classe G elétrico

A Mercedes-Benz anunciou hoje que trabalhará com a Sila, uma empresa de materiais de baterias de última geração, para incorporar a química de ânodo de silício em baterias que estarão disponíveis como opção, pela primeira vez, no próximo Mercedes-Benz Classe G elétrico.

O inovador material de ânodo de silício da Sila permite aumentar a densidade de energia das baterias sem comprometer a segurança ou outros parâmetros de desempenho, de acordo com a Mercedes-Benz. Em comparação com as células comercialmente disponíveis atualmente de formato comparável, a tecnologia da Sila permite um aumento de 20% a 40% na densidade de energia, atingindo mais de 800 Wh/l em nível de célula. Este desenvolvimento permite armazenar mais energia no mesmo espaço, aumentando significativamente a autonomia dos futuros veículos da marca germânica.

Os materiais avançados de ânodo de silício serão fabricados nas novas instalações da Sila, no estado norte-americano de Washington, utilizando exclusivamente energia renovável. Isto fará da Mercedes-Benz o primeiro cliente da indústria automóvel desta fábrica. As duas empresas estão planear uma versão de autonomia alargada do Classe G elétrico equipada com a nova opção de tecnologia de bateria, a ser lançada em meados da década.

A Mercedes-Benz investiu na Sila em 2019, financiando parte das atividades de Investigação & Desenvolvimento desta com vista a assegurar capacidade de baterias para os seus futuros veículos elétricos. O acordo de fornecimento anunciado hoje é, segundo o fabricante germânico, o passo natural seguinte na parceria e assinala outro marco importante na ambição da Mercedes-Benz de se tornar o principal fabricante de veículos elétricos.

“A Sila percorreu um longo caminho desde que estabelecemos a nossa parceria estratégica em 2019. Têm provado a sua capacidade, não apenas de fornecer inovação científica ao mais alto nível, mas também de fabricar material de alta qualidade. Estamos felizes em ter na Sila um parceiro líder que nos ajudará a alimentar a nossa geração futura de veículos elétricos de luxo com sua tecnologia de ânodo altamente inovadora. Fornecer uma densidade de energia tão alta é verdadeiramente revolucionário e permite-nos pensar em direções completamente novas quando desenvolvermos os automóveis elétricos futuros”, afirmou Markus Schäfer, membro do Conselho de Administração do Mercedes-Benz Group AG, CTO e responsável por Desenvolvimento e Procurement.

De acordo com o comunicado, a Sila foi a primeira empresa a disponibilizar comercialmente uma química de ião-lítio de última geração com uma densidade de energia substancialmente maior, após dez anos de pesquisa e 55.000 iterações. A Mercedes-Benz espera capitalizar esta experiência e a nova tecnologia no desenvolvimento dos seus veículos elétricos, no futuro.

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