O piloto de aventuras alemão Rainer Zietlow completou uma escalada sem precedentes ao estratovulcão Cerro Uturuncu, localizado na província boliviana de Sur Lípez: no dia 18 de maio, conduziu o seu Volkswagen ID.4 GTX por uma das mais elevadas e perigosas estradas do mundo, para alcançar uma altitude de 5.816 metros acima do nível do mar e assim estabelecer o recorde do Guinness para a maior altitude alcançada por um veículo de passageiros elétrico.
De facto, um veículo equipado com motor de combustão teria maior dificuldade devido à rarefação atmosférica. “O nosso objetivo era demonstrar que a eletromobilidade pode funcionar bem em altitudes extremas”, declarou Zietlow, que agora detém cinco recordes mundiais do Guinness, acrescentando: “A transmissão elétrica tem até uma vantagem em tais altitudes porque não depende do oxigénio do ar”.
Zietlow e a sua equipa de apoio de três pessoas partiu de Santiago, no Chile, em finais de abril, chegando ao acampamento-base em Quetena Chico, na base do Uturuncu, aproximadamente uma semana mais tarde. Durante o trajeto, a equipa utilizou a infraestrutura de carregamento instalada em 2020 pela Enel X para apoiar a expedição ‘Long Way Up’ do ator escocês Ewan McGregor e do escritor inglês Charley Boorman. O Volkswagen ID.4 GTX está equipada com uma bateria de 77 kWh, que permite uma autonomia de cerca de 340 km.
Depois da pandemia de COVID-19, a comunidade de Quetena Chico restaurou a antiga estrada, que foi utilizada até 1996 para transportar o enxofre da exploração mineira instalada nas encostas do Uturuncu. Após essa data, foi apenas usada para turismo de montanha e mantida pelas populações locais, mas a ausência de turistas durante a pandemia e os deslizamentos de terra frequentes deterioraram fortemente as condições da estrada. Zietlow e a sua equipa foram as primeiras pessoas autorizadas a utilizá-la após os trabalhos de reabilitação.
No dia 18 de maio, quando se reuniram condições meteorológicas favoráveis, após 4 horas e 20 minutos de viagem, o Volkswagen ID.4 GTX chegou finalmente ao final da estrada, junto à antiga mina de enxofre, a uma altitude de 5.816 metros, documentada por GPS e altímetros.
Neste desafio, Zietlow – que completou recentemente uma viagem de 97 dias e 57.554 km através dos EUA, batendo o recorde do Guinness da maior viagem em veículo elétrico num só país – e a sua empresa Challenge4 GmbH apoiaram a organização não-governamental Aldeias SOS Crianças, desta feita com um donativo à Aldeia SOS Crianças de La Paz, a capital boliviana.