A Volvo Cars anunciou um acordo de parceria com a Epic Games, criadora do videojogo Fortnite, para explorar as capacidades gráficas do motor Unreal Engine e assim incluir gráficos de alta qualidade na sua próxima geração de automóveis elétricos.
A Epic Games é uma empresa líder em entretenimento interativo e software, provavelmente mais conhecida pelo Fortnite, um dos videojogos com mais sucesso de sempre. O estúdio também é responsável pelo Unreal Engine, uma das mais avançadas ferramentas de criação gráfica 3D, usada também em várias outras indústrias. O motor será agora usado pela Volvo Cars para desenvolver interfaces digitais para os seus automóveis e renderizar gráficos em tempo real.
A parceria entre a Volvo e a Epic focar-se-á então na ‘interface homem-máquina’ (Human Machine Interface – HMI), ou seja, a forma através da qual os utilizadores interagem com o software dos seus veículos. A Volvo afirma que a Epic a ajudará a construir uma plataforma na qual os engenheiros do fabricante sueco possam projetar software que melhorará a HMI dos automóveis.
“Esta tecnologia dá-nos a capacidade de criar visuais responsivos e de alta qualidade com os quais podemos brincar e adicionar informações, criar representações realistas quando necessário, todo esses tipo de coisas. “Portanto, trata-se realmente de criar a próxima geração de HMI para os nossos clientes”, disse Thomas Stovicek, diretor de UX (User Experience) da Volvo.
Idealmente, a Volvo quer usar o Unreal Engine para renderizar aquilo que os sensores externos do veículo – videocâmaras, radar e, em breve, Lidar – ‘vêem’ no exterior do veículo. Outras informações e a sua apresentação ao condutor, como navegação e duração da bateria, bem como luzes, cores e gráficos em movimento, serão aperfeiçoados graças à colaboração com a Epic Games, acrescentou ainda Stovicek.
Para a empresa de entretenimento, a indústria automobilística é um alvo particularmente atraente, principalmente porque os carros são mais fáceis de renderizar de forma realista do que os humanos. Recentemente, a Epic revelou que está a trabalhar com a GMC para desenvolver software HMI para o Hummer elétrico que deverá ser lançado ainda este ano.