A Solid Power, empresa que desenvolve baterias de estado sólido para veículos elétricos, anunciou que começará a enviar, até ao final do ano, as primeira células para testes de validação aos seus parceiros BMW e Ford.
A empresa montou uma linha-piloto para fornecer amostras aos dois fabricantes, capaz de produzir cerca de 300 células por semana, ou aproximadamente 15.000 células por ano, destinadas sobretudo a testes de validação.
A Solid Power procura um parceiro que lhe permita iniciar a produção em série em 2026. Doug Campbell, co-fundador e CEO da empresa, afirmou que a empresa sul-coreana SK Innovation é o candidato mais promissor, estando a construir duas fábricas de baterias nos Estados Unidos, juntamente com a Ford.
A célula de bateria da Solid Power possui um eletrólito sólido à base de sulfeto, ânodos com mais de 50% de silício ativo e cátodos NCM (níquel-cobalto-manganês). Campbell assegura que têm maior potencial de retenção de energia – uma densidade de 350 Wh/kg – do que as células de ião-lítio, o que permite fabricar veículos elétricos com maior autonomia e assim reduzir custos.
As células de bateria com eletrólitos de estado sólido – o meio através do qual os iões fluem entre os elétrodos positivos (ânodos) e negativos (cátodos) durante o carregamento e a descarga da bateria – possuem um risco de incêndio significativamente menor.
A Solid Power atraiu investimentos empresas como a Hyundai e Samsung, Ford e BMW. Segundo o seu CEO, isto reflete a competição intensa para desenvolver baterias de estado sólido entre os “meninos grandes [da indústria] – grupos como Toyota, Panasonic, Samsung, LG, Hyundai e CATL”.