Uma equipa de engenheiros da Mercedes-Benz conduziu o sedan elétrico VISION EQXX desde a sede da empresa, em Estugarda, na Alemanha, até ao Autódromo de Silverstone, no Reino Unido, sem uma única paragem para recarregar a bateria.
A equipa partiu de Estugarda e percorreu centenas de quilómetros em autoestrada até à fronteira francesa, nas proximidades de Estrasburgo, continuando até Calais. Depois de atravessar o Canal da Mancha pelo Eurotúnel, rumou a norte, rodeando Londres pela autoestrada M25, conhecida pelo tráfego lento.
O EQXX fez então uma breve visita à sede da Mercedes-AMG Formula One Team, em Brackley, onde se reuniu com os peritos da Fórmula 1 e Fórmula E que participaram no seu desenvolvimento, nomeadamente na construção da bateria compacta e na eliminação de perdas no sistema propulsor.
Logo depois, o EQXX percorreu os 13 km finais até Silverstone, onde chegou ainda com energia suficiente para o piloto Nyck de Vries, da equipa Mercedes-EQ Formula E, completar 11 voltas ao circuito britânico, levando o EQXX até à sua velocidade máxima de 140 km/h sempre que possível. Finalmente, o holandês de 27 anos esgotou a bateria no pit lane, com o automóvel a registar 1.202 km percorridos.
Nesta viagem, em condições de tráfego intenso (em Estugarda e nos arredores de Londres) e temperaturas de verão que atingiram 30ºC, a equipa de engenheiros da Mercedes-Benz conseguiu atingir um consumo médio de 8,3 kWh/100 km, batendo o recorde estabelecido em Abril, na viagem inaugural que levou o VISION EQXX de Estugarda até Cassis, na costa mediterrânica francesa. Nessa viagem de 1.008 km – o automóvel tinha ainda energia para mais 140 km quando cumpriu o percurso –, enfrentou temperaturas entre 3ºC e 18ºC e condições de muita chuva, num percurso exigente sobre os Alpes, tendo registado então um consumo de energia de 8,7 kWh/100 km.
A Mercedes-Benz destaca a “excecional eficiência” do sistema de propulsão elétrica, com níveis mínimos de dissipação de calor, o que a ajuda a reduzir grandemente as dimensões do sistema de gestão térmica. A interação “cuidadosamente desenhada” entre válvulas de refrigeração, bombas e abas aerodinâmicas mantém um equilíbrio de temperatura eficiente com um custo energético mínimo. Segundo a marca, inclui uma gestão inovadora dos fluxos de ar e uma placa de arrefecimento na parte inferior do veículo, sendo esta a forma mais eficiente, do ponto de vista aerodinâmico, de manter a unidade de propulsão arrefecida, em condições normais. Isto traduz-se num aumento de cerca de 2% da autonomia.
Na viagem até Silverstone, com altas temperaturas e condições de pára-arranca em grande parte do percurso, foi necessário arrefecer o sistema de propulsão elétrico e também o habitáculo. Mas, de acordo com a marca alemã, isto não se refletiu significativamente na autonomia – o ar condicionado esteve operacional durante mais de oito das 14 horas e meia de tempo de condução, com um impacto mínimo na globalidade do consumo energético.
O Mercedes-Benz VISION EQXX é um pequeno sedan elétrico de 180 kW (241 cv), construído para funcionar como uma montra tecnológica da marca alemã no domínio da mobilidade com zero emissões. Foi desenvolvido precisamente com este tipo de testes em vista, apresentando, entre outras características, um coeficiente de resistência aerodinâmica de 0,17 Cd, uma bateria de 100 kWh e pneus de baixa resistência ao rolamento desenvolvidos pela Bridgestone.