fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Panasonic prevê aumentar densidade das baterias em 20% até 2030

A Panasonic Energy Co. está a trabalhar em novas tecnologias para aumentar a densidade de energia das baterias em em 20% até 2030, disse o diretor de tecnologia da empresa japonesa, Shoichiro Watanabe, em declarações à Reuters.

Este acréscimo da capacidade das baterias poderia aumentar a autonomia de um Tesla Model Y, por exemplo, em mais de 100 km para a mesma dimensão de bateria. Em alternativa, mantendo a autonomia inalterada, permitiria desenvolver automóveis elétricos mais espaçosos e mais leves.

A Panasonic Energy, subsidiária da Panasonic Holdings, espera alcançar este incremento de cerca de 20% na densidade das baterias através de uma nova mistura de aditivos que permite que células individuais funcionem numa voltagem mais alta sem prejudicar o desempenho, disse Shoichiro Watanabe.

Um aumento de 20% na densidade de energia significaria que a célula mais avançada da Panasonic, com uma densidade de 750 watts-hora por litro (wh/l), passaria a ter uma densidade de 900 wh/l. Watanabe afirma que a Panasonic planeia alcançar este crescimento de forma gradual, ao longo de vários anos, não tendo contudo revelado quando é que a empresa lançará a nova química.

Segundo Watanabe, que também é vice-presidente executivo da Panasonic Energy, a empresa desenvolveu uma maneira de retardar a degradação da bateria numa voltagem mais alta através da utilização de aditivos novos e mais potentes no eletrólito. A atual célula de bateria que a Panasonic fornece à Tesla usa uma voltagem de 4,2 volts. Watanabe declarou a nova química permite aumentar esta voltagem para 4,3 ou 4,4 volts.

“A corrida entre os fabricantes de baterias tem sido para criar aditivos mais potentes e eficazes”, disse o executivo.

“Se conseguirmos chegar a 4,5 ou 4,6 volts, acho que mudaria toda a visão do mundo em termos do que é possível para os veículos elétricos”, acrescentou.

A Panasonic também desenvolveu formas de evitar ‘microfissuras’ – pequenas fraturas que se desenvolvem no elétrodo positivo quando uma bateria é carregada e descarregada, reduzindo sua vida útil. Uma medida de proteção inclui o uso dos chamados ‘materiais de cristal único’ para o elétrodo positivo da bateria.

Finalmente, a Panasonic está ainda a trabalhar para substituir uma maior percentagem da grafite usada nos elétrodos negativos por materiais à base de silício para melhorar essa parte da célula, apesar de o silício ser mais caro, afirmou Watanabe.

“O equilíbrio é difícil, mas aumentar a densidade de energia das baterias implica aumentar o potencial de ambos os elétrodos”, disse.

Show More