Começou hoje a ser comercializado em Portugal o Mazda CX-60 2.5 e-Skyactiv PHEV, a primeira proposta com tecnologia híbrida plug-in da marca nipónica.
De acordo com a Mazda, este novo SUV é o automóvel de maior importância que a empresa introduz no mercado desde há cerca de uma década: “um novo topo de gama” que representa tudo o que tem vindo sustentado o ADN da marca ao longo dos últimos 100 anos”.
O novo CX-60 PHEV lidera assim a introdução na Europa de propostas híbridas plug-in da Mazda, através de uma motorização que combina uma versão modificada do motor de quatro cilindros Skyactiv-G de 2,5 litros, a gasolina e de injecção direta, com um motor elétrico de 129 kW, associado a uma bateria de iões de lítio de 355 V e 17,8 kWh. O pacote é complementado com uma também nova caixa automática de 8 velocidades.
A combinação proporciona uma potência total de 241 kW (327 cv) e um binário de 500 Nm, tornando o Mazda CX-60 no modelo de estrada mais potente alguma vez produzido pela marca japonesa. Particularizando, o bloco térmico desenvolve uma potência máxima de 141 kW (191 cv) às 6000 rpm e disponibiliza 261 Nm de binário às 4000 rpm. A unidade elétrica, por seu lado, fornece 129 kW (175 cv) de potência e 270 Nm de binário, igualmente às 4000 rpm.
Contando com uma afinação da admissão para melhorar o binário nas gamas médias e baixas de rotações mais utilizadas (das 1.500 às 3.000 rpm), o CX-60 2.5 e-Skyactiv PHEV acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,8 segundos, atingindo uma velocidade máxima (limitada) de 200 km/h.
A nível de ‘credenciais ambientais’, o novo PHEV da Mazda regista um consumo de combustível de 1,5 l/100 km, com emissões de CO2 de 33 g/km (valores combinados WLTP). Permite uma autonomia de 60 km em modo eléctrico, circulando a 100 km/h ou menos.
De acordo com a Mazda, a Skyactiv Multi-Solution Scalable Architecture do novo Mazda CX-60 apresenta inúmeras melhorias: o modelo conta com uma maior rigidez da estrutura, bancos que tornam mais fácil a cada ocupante manter o equilíbrio com o automóvel a circular, uma suspensão que estabiliza a postura do veículo durante a condução, e um sistema Kinematic Posture Control (KPC), de controlo de postura do veículo, exclusivo da Mazda.
A Mazda afirma que a colocação da bateria de alta tensão entre os eixos dianteiro e traseiro e o mais baixo possível dentro da estrutura do modelo garante um centro de gravidade particularmente baixo, que, em combinação com um sistema permanente de tração integral que incorpora a transferência de binário entre os eixos, através de um veio, confere ao modelo características de manobrabilidade superiores.
O novo Mazda CX-60 PHEV integra ainda uma gama de tecnologias avançadas i-Activsense de segurança e de suporte ao condutor, proporcionando um desempenho de segurança activa, “líder da classe”, que visa uma classificação de segurança Euro NCAP de 5 estrelas.
Está equipado com vários sistemas de segurança activa, entre os quais o See-Through View, monitor de visão 360º que melhora a visibilidade ao conduzir a baixas velocidades, assistente de colisão para tráfego cruzado, deteção de peões SBS-R (travagem inteligente em cidade, com marcha-atrás), assistente de manutenção de faixa de rodagem, cruise control adaptativo e monitorização e aviso de saída de um veículo do ângulo morto.
Em Portugal, a gama inclui quatro níveis de equipamento – Prime-Line e Exclusive-Line (interiores e estofos de tecido pretos), Homura (estofos em pele preta) e Takumi (estofos em pele branca). Os preços iniciam em 52.289 €.