As empresas ANA–VINCI Airports, Galp, CaetanoBus e Mitsui anunciaram que vão avaliar a viabilidade de reduzir as emissões de CO2 aeroportuárias através da substituição dos tradicionais autocarros e veículos de operação com motores de combustão por uma frota de hidrogénio verde, alimentada por pilhas de combustível elétricas.
Este processo de avaliação começará por um estudo inicial, que servirá para avalia a localização mais apropriada e vários aspetos da operação aeroportuária, incluindo o tipo e número de veículos a considerar, a estratégia de produção e distribuição de hidrogénio, fornecedores de equipamentos, a velocidade de substituição da frota, e os requisitos em termos de regulamentação, bem como o modelo de negócio mais viável.
Cada um dos parceiros será complementarmente responsável pelo estudo e avaliação dos eixos do projeto que melhor se adequam às suas áreas de negócio e estratégias de descarbonização.
Posteriormente, as quatro empresas analisarão os resultados desta avaliação e tomarão uma decisão antes do final do ano sobre se pretendem ou não prosseguir com o projeto.
O comunicado avança que a decisão da ANA – VINCI Airports, Galp, Caetano e Mitsui de explorar conjuntamente o hidrogénio verde como uma possível solução para descarbonizar as operações aeroportuárias resulta dos seus compromissos individuais de desenvolver soluções que possam acelerar a transição para um sistema energético sustentável.