fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Volkswagen apresenta o ‘sedan’ ID.7 com autonomia de 700 km

A Volkswagen vai utilizar o CES – Consumer Electronics Show, que tem lugar em Las Vegas entre 5 e 8 de janeiro, como palco para apresentar o seu primeiro sedan totalmente elétrico: o ID.7.

Depois do ID.4, este é o segundo modelo elétrico construído sobre a plataforma MEB do Grupo alemão. Estará disponível nos mercados europeu e norte-americano,bem como na China, e apresenta-se com uma autonomia estimada de cerca de 700 km (estimativa baseada no ciclo WLTP), oferecendo “tecnologia e qualidade de ponta”, nas palavras do CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer.

Aqui, a marca destaca as inovações introduzidas no ID.7 com o objetivo de melhorar a experiência de utilização, entre as quais um novo head-up display de realidade aumentada e um ecrã central de 15 polegadas.

O sistema de ar condicionado possui saídas inteligentes, controladas digitalmente, e oferece diversas funções: por exemplo, o ID.7 detecta a aproximação do condutor com a chave e pode começar imediatamente a arrefecer ou aquecer o interior do automóvel, consoante as condições meteorológicas, antes da entrada dos ocupantes. As ‘saídas de ar inteligentes’ controlam o fluxo de ar e movem-se de forma dinâmica para climatizar o ar interior com a maior rapidez possível.

Se houver passageiros no carro, o ar pode ser direcionado diretamente para o corpo ou ventilar o interior indiretamente. Estas funções estão sempre visíveis no novo display e podem ser ativadas e guardadas individualmente para cada utilizador.

Pedidos especiais podem ser ativados usando comandos de voz; por exemplo, se o condutor disser “Olá Volkswagen, as minhas mãos estão frias”, o ID.7 inicia a função de aquecimento do volante e, ao mesmo tempo, direciona o ar quente para as suas mãos.

O ID.7 segue a linguagem de design da família de veículos totalmente elétricos da Volkswagen. A marca declara que as características deste sedan incluem a seção frontal aerodinâmica e o teto projetados para ajudar a reduzir o consumo de energia e aumentar a autonomia. As entradas de ar localizadas na parte frontal conduzem o ar pelas partes laterais do veículo até a traseira, formando uma cortina de ar que reduz a turbulência. O tejadilho tem uma inclinação acentuada semelhante à de um coupé na parte traseira, o que contribui para um “excelente” coeficiente de resistência aerodinâmica.

O Volkswagen ID.7 que a marca alemã levará ao CES 2023 está revestido por uma camuflagem inteligente, que utiliza uma pintura multicamadas – 40 no total, algumas das quais condutoras e outras isolantes – para criar efeitos de luz em 22 partes distintas do automóvel. Estes efeitos podem ser controlados separadamente e resultam da eletrificação sob a camada superior de tinta (eletroluminescência), permitindo, por exemplo, que o ritmo da música emitida pelo sistema de som seja visualizado pela iluminação de áreas individuais da carroçaria.

Show More