A Volvo começa 2023 com novidades nos modelos 100% elétricos C40 Recharge e XC40 Recharge: além de maior autonomia e maior rapidez de carregamento, apresentam-se agora com tração traseira na versão de motor único.
Os modelos de entrada da gama de automóveis elétricos a bateria do fabricante sueco apresentam agora três opções de motorização – single motor, single motor extended range e twin motor –, bem como três níveis de equipamento – core, plus e ultimate.
Na versão single motor, a Volvo optou por abandonar a tração dianteira, passando o motor elétrico para o eixo traseiro, o que faz do C40 Recharge e do XC40 Recharge os primeiros modelos da marca a apresentarem esta configuração desde 1998, quando terminou a produção do Volvo 940.
Esta nova versão single motor de tração traseira apresenta-se também com uma potência de 175 kW (235 cv), um acréscimo de 3% relativamente ao motor de 170 kW (228 cv) que equipava a versão de tração dianteira.
Volvo XC40 Recharge
Os dois modelos mantém também a mesma bateria de 69 kWh, mas melhorias na eficiência do sistema de arrefecimento permitem agora maior autonomia (WLTP): de 438 km para 476 km no C40 Recharge; e de 425 km para 460 km no XC40 Recharge. Nestas versões single motor, o carregamento de 10% a 80% demora agora cerca de 34 minutos utilizando um carregador DC de 130 kW.
A variante de tração traseira tem ainda disponível uma opção mais potente e com maior autonomia. Denominada single motor extended range, inclui um motor elétrico de íman permanente mais potente – 185 kW (248 cv) – e uma bateria maior – 82 kWh, que faz crescer a autonomia (WLTP) para 533 km no C40 Recharge e para 515 kms no XC40 Recharge.
Os carregamentos nesta opção também se tornam mais rápidos, sendo agora possível carregar a bateria com ligações de 200 kW DC – anteriormente o máximo permitido era 150 kW DC. O tempo de carregamento de 10% a 80% da capacidade é de aproximadamente 28 minutos.
Volvo C40 Recharge
“Este é mais um grande passo com vista à nossa eletrificação total em 2030. A autonomia e os tempos de carregamento são fatores fundamentais para cada vez mais clientes, por isso, estas melhorias tornam os nossos modelos 100% elétricos ainda mais atrativos”, afirma Javier Varela, Chief Operating Officer & Deputy Chief Executive da Volvo Cars.
Também a versão de tração integral, denominada twin motor, beneficia de atualizações. O conjunto anterior de dois motores elétricos de 150 kW (204 cv) nos eixos dianteiro e traseiro foi agora substituído por um motor elétrico de 183 kW (248 cv) de íman permanente no eixo traseiro e um novo motor elétrico assíncrono de 117 kW (159 cv) no eixo dianteiro.
Esta nova configuração, em conjunto com o mesmo pack de baterias de 82 kWh que equipa a versão single motor extended range, bem como as melhorias globais no sistema de arrefecimento, elevam a autonomia (WLTP) da versão twin motor do C40 Recharge de 451 km para 507 km, e de 438 km para 500 km no caso do XC40 Recharge, acréscimos de 56 km e 62 km, respetivamente.
Os Volvo C40 Recharge e XC40 Recharge estão disponíveis a partir de 53.620 euros e 51.672 euros, respetivamente.