A Hyundai Motor Company revelou a nova geração do seu SUV compacto, o Hyundai Kauai, na Coreia do Sul. O modelo passa a ter maiores dimensões e, tal como a geração anterior, está disponível em diversas motorizações, incluindo 100% elétrica e híbrida (bem como opções com motor de combustão interna), cada um deles disponível na versão desportiva N Line.
O desenvolvimento do novo Hyundai Kauai iniciou-se com o modelo elétrico a bateria – uma abordagem pouco convencional no que diz respeito ao design de automóveis, mas que a marca coreana diz refletir a sua estratégia de eletrificação.
As versões híbrida e a combustão adotam assim muitas das caraterísticas de design da versão EV, com um visual mais desportivo e robusto. O novo design das secções dianteira e traseira, em todas as versões, é marcado pelo sistema de iluminação ‘Seamless Horizon Lamps’, a toda a largura da carroçaria, que na versão EV, pela primeira vez num modelo da Hyundai, incluem os faróis ‘Parametric Pixels’. Todas as versões do modelo estão equipadas com jantes em liga leve de 19 polegadas, também uma estreia no Hyundai Kauai.
O novo Hyundai Kauai tem também um habitáculo mais espaçoso e mais espaço de bagagem. A marca coreana afirma que o modelo é líder do segmento nas suas dimensões, com uma distância entre eixos 60 mm mais longa, em comparação com a geração anterior.
No que respeita aos bancos traseiros, existem mais 77 mm de espaço para as pernas e 11 mm de espaço extra para a cabeça. A largura total na parte traseira do habitáculo é de 1,402 mm, a maior do segmento. Os bancos, com 85 mm de espessura, contribuem também para o maior espaço disponível para os passageiros da fila de trás. Os assentos de segunda fila reclináveis e a bagageira oferecem espaço para bagagem até 723 litros.
O novo Hyundai Kauai inclui atualizações de software over-the-air (OTA) e uma lista extensa de funcionalidades de segurança e assistência à condução, incluindo travagem de emergência, sistema de manutenção na faixa de rodagem, radar de ângulo morto e alerta de fadiga do condutor, entre outros. Também está equipado com diversas funcionalidades para facilitar a condução e assistência ao estacionamento.
A bagageira de abertura automática personalizável é uma funcionalidade adicional, permitindo aos condutores selecionar a altura e velocidade de abertura da bagageira no ecrã do sistema de infotainment ou premindo o botão de fechar durante três segundos na altura pretendida para o fecho da bagageira.
A Hyundai não revelou ainda as especificações de motorização e desempenho da versão EV do novo Kauai – sendo contudo de esperar que sejam similares às do Kia Niro, com o qual partilha a plataforma. Já a versão HEV disponível na Coreia do Sul tem um motor de injeção direta 1.6-L GDi, combinado com um motor elétrico, para uma potência combinada de 141 cv e 265 Nm de binário máximo.
A marca coreana promete divulgar mais detalhes sobre a gama do novo Kauai para o mercado europeu, incluindo a versão EV, no mês de março.