No final de janeiro, um camião Volvo FH Electric de 40 toneladas completou uma viagem de 3.000 km, entre Suíça e Espanha, registando a maior distância alguma vez percorrida numa viagem efetuada por um camião elétrico comercial.
O veículo da empresa suíça de logística Krummen Kerzers, conduzido por Valentin Schnell, partiu de Küsnacht, localidade situada nas margens do Lago de Zurique, no dia 16 de janeiro, com destino a Canals, na Comunidade Valenciana, em Espanha, onde carregou 20 toneladas de laranjas nas instalações do produtor Casa del Mas, regressando depois ao país de origem.
Esta foi a primeira viagem de Valentin Schnell num camião elétrico, que afirma que não sabia, à partida, se seria capaz de chegar ao destino. O planeamento foi parte do desafio, uma vez que, além de respeitar os tempos de condução, havia que coordenar os períodos de descanso obrigatórios com o carregamento das baterias.
A viagem durou uma semana – num camião a diesel seriam necessários quatro dias – e incluiu cerca de 20 paragens para descanso e carregamentos.
Uma vez que a infraestrutura de carregamento ao longo da rota não está otimizada para camiões elétricos, Schnell teve de recorrer às estações de carregamento convencionais para automóveis elétricos, não podendo frequentemente contar com a potência total: “Assim que uma estação era utilizada por outros veículos, a velocidade de carregamento diminuía enormemente”, explica. Schnell viu-se assim frequentemente obrigado a efetuar pausas de três horas em situações em que apenas uma seria necessária.
Apesar das dificuldades, Schnell afirma que apenas ficou verdadeiramente preocupado na última etapa do percurso, antes da chegada a Kerzers, onde está localizada a sede da empresa. “O camião já quase não tinha energia, nada funcionava na cabina”, recorda, tendo contado aí com o auxílio do diretor da empresa, Peter Krummen, que monitorizou remotamente os sistemas e aconselhou Schnell nos derradeiros quilómetros da ‘aventura’.
O condutor apenas percebeu que havia percorrido uma distância recorde em camião elétrico depois da chegada a Kerzers: “Foi um momento de emoção, quase chorei de alegria”.