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Mercedes-Benz GLE e GLE Coupé: ‘facelift’ traz eletrificação total da gama

A Mercedes-Benz atualizou o exterior, o interior, a tecnologia e o equipamento do GLE e do GLE Coupé, com destaque para a eletrificação total da gama de motores.

O Mercedes-Benz GLE e a vertente desportiva GLE Coupé têm agora, na Europa, três versões híbridas e duas versões híbridas plug-in, a maioria das quais com mais potência comparativamente às versões anteriores. Todas as versões incluem o sistema 4MATIC, equipamento de série no mercado europeu.

As duas versões híbridas plug-in – GLE 400 e (gasolina) e GLE 350 de (diesel) – foram atualizadas para a quarta geração. Estão equipadas com motor/alternador elétrico síncrono de excitação permanente de 100 kW, que complementa os motores térmicos para uma potência total de sistema de 280 kW (380 cv) e 245 kW (333 cv), respetivamente. O binário atinge 600 Nm e 750 Nm nas respetivas versões.

A bateria de 31,2 kWh permite uma autonomia elétrica até 109 km (WLTP), podendo agora esta função ser utilizada também fora de estrada, graças ao programa de transmissão Off-Road.

Estas versões híbridas plug-in estão equipadas com um carregador de 11 kW para carregar a bateria de alta tensão a partir de uma tomada elétrica AC residencial ou através da wallbox trifásica. Existe também um carregador rápido DC de 60 kW opcional.

As versões híbridas, por seu lado – GLE 450 a gasolina e os diesel GLE 300 d e GLE 450 d – incluem o sistema elétrico de 48 V e o motor de arranque/alternador integrado (ISG), que oferecem potência e binário suplementares de, 15 kW (20 cv) e 200 Nm, respetivamente.

A nível de design exterior, a Mercedes-Benz operou algumas mudanças, nomeadamente a nível de para-choques frontal, faróis (novas luzes diurnas) e novas cores.

Já no interior, o destaque vai para o novo volante com sensores táteis, que permitem ao condutor operar o seu ecrã e o ecrã central sem retirar as mãos, e a inclusão da segunda geração do sistema MBUX (Mercedes-Benz User Experience), com melhorias a nível de hardware e software.

Esta maior capacidade do sistema permitiu à Mercedes-Benz incluir novas funcionalidades. No modo Off-Road, a atual geração do MBUX transforma conteúdos como o gradiente, ângulo de adornamento, bússola e ângulo da direção numa experiência visual, e os condutores que escolham o pack Parking opcional, com câmara de 360º, tem disponível uma nova função ‘capot transparente’, que gera uma visão virtual da zona abaixo da dianteira do veículo, incluindo as rodas dianteiras e a posição da direção, permitindo-lhesd detetar mais facilmente obstáculos no percurso, como pedras de grandes dimensões ou buracos profundos, bem como facilitar a entrada e saída de rampas.

Os novos Mercedes-Benz GLE e GLE Coupé têm também uma maior capacidade de reboque – até 3.5 toneladas, com o gancho a suportar pesos verticais até 140 kg. Uma outra novidade do sistema MBUX é o planeador de percurso com reboque, que considera, entre outros fatores, as larguras da estrada e as alturas das estruturas por onde o veículo irá passar, bem como as restrições de peso, otimizando assim os percursos de forma a evitar surpresas e desvios desnecessários.

Os modelos atualizados do GLE e GLE Coupé chegam aos concessionários na Europa a partir de julho de 2023.

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