fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Ficou sem bateria no seu VE? A estação de carregamento vai até si

A empresa britânica L-Charge lançou, em Amesterdão, o primeiro serviço comercial de carregamento móvel de veículos elétricos do mundo, ultrarrápido e fora da rede.

A L-Charge utiliza um pequeno camião equipado com um gerador que produz eletricidade a partir de gás natural liquefeito (GNL), hidrogénio ou uma combinação dos dois combustíveis. Atráves de uma aplicação, os clientes podem requisitar o serviço e o camião desloca-se até a um local conveniente para carregar o veículo elétrico, sendo capaz de fornecer a energia necessária para carregar a bateria de um VE até 80% da capacidade num intervalo de 15 a 25 minutos.

“Os utilizadores de veículos elétricos dos Países Baixos deparam-se com o mesmo problema que em outros países: os atuais pontos de carregamento de VE são lentos e escassos em áreas remotas. Considerando esses obstáculos, a infraestrutura de veículos elétricos necessita de supercarregadores fora da rede, que ainda usarão combustíveis limpos e ajudarão a facilitar a transição para o transporte elétrico”, observou um representante da L-Charge.

A L-Charge tem testado a sua solução de carregamento móvel desde 2021, tenho concluído, no verão passado, um roteiro de exibição pela Europa que levou o seu camião a cidades como Tallinn, Riga, Praga, Varsóvia, Frankfurt e Londres.

Agora, os utilizadores de Amersterdão serão os primeiros a ter a oportunidade de usufruir plenamente do serviço, podendo usar as funcionalidades da aplicação para efetuar reservas para locais e horários específicos.

principal diferença do trabalho do L-Charge na Holanda será o pleno funcionamento do serviço: os cidadãos de Amsterdã serão os primeiros a testar a funcionalidade do aplicativo e poderão reservar horários e locais convenientes.

“As soluções da empresa eliminam o principal obstáculo para os proprietários de veículos elétricos em Amesterdão – a falta de uma infraestrutura de carregamento rápido – e oferecem às empresas de setores-chave, incluindo lazer e hospitalidade, retalho, produção de automóveis, aluguer de veículos e gestão de frotas, vantagens únicas de ingressarem no novo mercado de carregamento ultrarrápido, promovendo a sua eficiência, resiliência e a capacidade de elevarem significativamente as suas credenciais de sustentabilidade”, concluiu o representante da L-Charge.

Show More