A BYD continua a sua ofensiva na Europa, tendo anunciado a sua chegada a Espanha. A marca chinesa entra no mercado do país vizinho com uma gama de três modelos elétricos a bateria: os SUV Atto 3 e Tang, e a berlina executiva Han. Os três modelos utilizam a tecnologia Blade Battery da BYD.
O modelo de entrada é o Atto 3, um crossover compacto “com design europeu moderno”. É o primeiro SUV a ser construído na e-Platform 3.0 da empresa chinesa e apresenta-se com uma bateria de 60,5 kWh, para uma autonomia WLTP de 420 km (565 km no ciclo WLTP urbano), e acelera dos 0 aos 100 km/h em 7,3 segundos. Obteve classificação de cinco estrelas nos testes de segurança Euro NCAP. No país vizinho, está disponível a partir de 41.400 euros.
O BYD Tang é um SUV familiar de 7 lugares, que a marca chinesa afirma ter um interior high-tech “com elegância refinada”. De tração integral, acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,6 segundos e percorre 400 km com uma carga de bateria (528 km no ciclo WLTP urbano). O preço-base em Espanha é de 69.990 euros.
Com o mesmo preço-base, a gama é completada pelo Han, que a BYD apresenta como “um sedan elétrico premium com um interior luxuoso”. Também de tração integral, os dois motores elétricos têm uma potência combinada de 380 kW (516 cv), que o levam a cumprir o ‘sprint clássico’ em 3,9 segundos. A autonomia no ciclo WLTP combinado é de 521 km (662 no ciclo WLTP urbano).
As vendas e os serviços de pós-venda da BYD em Espanha serão asseguradas por três grupos de distribuição automóvel: Quadis, Astara e Caetano Retail Spain. A implantação dos dois últimos em Portugal permite antecipar que a estratégia de expansão europeia da marca chinesa deverá passar pelo mercado nacional dentro de alguns meses.
A BYD anunciou também a abertura de duas lojas BYD Pioneer, em Barcelona e em Madrid.