fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Inquérito global a jovens, patrocinado pela Nissan, revela que os veículos elétricos são a opção de mobilidade preferida

A Nissan encomendou à Economist Impact um inquérito que tem como foco as futuras escolhas de mobilidade dos jovens residentes em zonas urbanas*1. Os resultados, baseados em repostas de 3750 participantes de 15 cidades globais*2, revelam a preferência das gerações mais jovens por veículos elétricos, reforçando os esforços contínuos da Nissan na eletrificação e o seu compromisso com soluções sustentáveis para responder às necessidades em constante evolução.

Principais conclusões do inquérito:

  • A maioria (57%) dos jovens residentes em cidades está disposta a mudar os seus hábitos de viagem para reduzir a pegada de carbono; quem vive em cidades emergentes, vê as preocupações ambientais como uma questão urgente para as escolhas de mobilidade.
  • Os veículos elétricos (EV) surgem como o modo de mobilidade preferido. Prevê-se que a posse de EV entre os inquiridos deverá aumentar dos atuais 23% para mais de 35% na próxima década.
  • O entusiasmo é mais forte nas cidades emergentes, onde 44% dos inquiridos acreditam que estarão a conduzir EV nos próximos cinco anos, em comparação com 31% nas cidades desenvolvidas; a poluição leva os inquiridos a considerar a sustentabilidade.
  • Os jovens demonstram um forte interesse por inovações como armazenamento de energia, combustíveis alternativos e tecnologia “vehicle-to-everything” (V2X), com cerca de metade (mais de 40%) a indicar que estas tecnologias influenciarão as suas escolhas de mobilidade.

“Esta investigação explora como as gerações mais jovens imaginam o futuro da mobilidade— uma perspetiva essencial, uma vez que as suas escolhas irão moldar diretamente o panorama da mobilidade em evolução”, afirmou Ritu Bhandari, líder de Sustentabilidade da Ásia-Pacífico na Economist Impact. “Os nossos resultados revelam que, para que a mobilidade sustentável tenha sucesso, as cidades precisam de equilibrar os objetivos ambientais com prioridades reais dos passageiros, como acessibilidade financeira, conveniência e inclusão. Para isso, são necessárias soluções flexíveis e multimodais que integrem, de forma fluída, o transporte público, os veículos elétricos, a mobilidade partilhada e o transporte ativo numa rede conectada e acessível para todos os residentes com necessidades diversas.”

“Acreditamos numa mobilidade eletrificada e sustentável—é uma expectativa fundamental que molda o futuro dos transportes”, afirmou Lavanya Wadgaonkar, vice-presidente corporativa de Comunicações Globais da Nissan. “Este inquérito reafirma a crescente procura pela eletrificação e a necessidade de criar mais consciencialização, mas o sucesso a longo prazo depende de tornar a adoção dos elétricos simples, prática e economicamente viável. Na Nissan, utilizamos investigação baseada em dados e inovação para colmatar lacunas, garantindo que a eletrificação não é apenas uma opção, mas um elemento central no panorama da mobilidade.”

Gerações mais jovens escolhem veículos elétricos como o modo de mobilidade preferido

O otimismo mantém-se elevado entre os inquiridos, com mais de um terço a esperar utilizar um veículo elétrico próprio dentro de uma década, um aumento de 23% em relação à atualidade. Na projeção a dez anos, a preferência pela posse de elétricos aumentou mais de 50%. O entusiasmo é mais forte nas cidades emergentes, onde 44% dos inquiridos preveem conduzir EV nos próximos cinco anos, comparativamente a 31% nas cidades desenvolvidas. O crescente interesse nos elétricos em cidades como Xangai, São Paulo e Cidade do México é impulsionado pelas crescentes preocupações ambientais, como poluição e congestionamento.

A adoção dos elétricos depende fortemente do desempenho das baterias, da infraestrutura de carregamento e dos custos. Os inquiridos nas cidades emergentes demonstram maior preocupação com as baterias dos EV, enquanto os das cidades desenvolvidas focam-se no custo de adquirir um elétrico, já que o preço ainda é superior ao dos veículos com motor de combustão.

O entusiasmo com os EV vai além da mobilidade

Mais de 40% dos inquiridos demonstram entusiasmo com as novas tecnologias dos elétricos e reconhecem o seu potencial para influenciar o quotidiano. Metade dos inquiridos sabe que os EV podem tanto alimentar dispositivos externos como armazenar energia renovável excedente,

transformando-se de simples meios de transporte em potenciais ferramentas de gestão de energia. Os inquiridos nas cidades emergentes demonstram maior entusiasmo pela aplicação dos EV para além da mobilidade, como o uso, partilha e transporte de eletricidade em situações de emergência.

Os resultados do inquérito estão alinhados com a visão da Nissan de desenvolver e promover uma mobilidade mais limpa, segura e inclusiva para todos, em qualquer lugar. A Nissan continua a avançar na sua estratégia de eletrificação para tornar os veículos elétricos mais acessíveis e competitivos, trabalhando para melhorar a infraestrutura de carregamento, aperfeiçoar a tecnologia das baterias e desenvolver soluções de EV mais económicas.

Através da integração de soluções de carregamento inteligente, inovações no armazenamento de energia das baterias e tecnologia vehicle-to-everything (V2X), a Nissan pretende criar um ecossistema energético mais eficiente e sustentável para os veículos elétricos.

A Nissan continua a oferecer soluções práticas para as necessidades globais de transporte e energia, mantendo-se focada no investimento em soluções preparadas para o futuro, de forma a moldar um sistema de transporte mais sustentável e resiliente.

Show More