fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Nissan vai ter um 2025 eletrizante com regresso do MICRA, do LEAF e atualização da tecnologia e-POWER

A ofensiva de produtos eletrificados em curso da Nissan será reforçada com o lançamento de dois veículos elétricos totalmente novos em 2025, bem como com a atualização de uma das suas tecnologias mais inovadoras e populares.

Regresso do Nissan MICRA como veículo elétrico

O primeiro modelo a ser lançado em 2025 será o novo MICRA. Chega fiel ao ADN dos seus antecessores, com uma mistura atraente de estilo audacioso e simplicidade numa embalagem compacta.

O novo Nissan MICRA foi concebido na Nissan Design Europe, em Londres, utilizando uma plataforma partilhada com o Renault 5. Estará disponível com duas opções de bateria: 40 e 52 kWh, proporcionando uma autonomia máxima de mais de 400 km. As vendas do novo MICRA começarão antes do final do ano. Será construído na fábrica ElectriCity, da Renault, em Douai, França.

Seguir-se-á a terceira geração do Nissan LEAF EV

O segundo novo veículo a ser lançado na Europa, em 2025, representa também o regresso de um modelo histórico, o Nissan LEAF – um emblema para sempre associado ao veículo elétrico pioneiro que iniciou a revolução dos EV no mercado de massas quando foi introduzido em 2010.

A terceira geração do LEAF atrairá compradores graças à sua atraente forma aerodinâmica. Foi desenvolvida na plataforma CMF-EV da Nissan, arquitetura que partilha com o seu irmão maior ARIYA.

A versão europeia do novo Nissan LEAF será produzida nas instalações topo de gama da Nissan em Sunderland, no nordeste de Inglaterra. Faz parte do projeto EV36Zero da Nissan – um plano que irá transformar a fábrica de Sunderland num centro de veículos elétricos de referência, reunindo EV, energias renováveis e produção de baterias.

Atualização do Nissan E-POWER oferecerá mais requinte e eficiência

Tendo reinventado o grupo motopropulsor híbrido quando foi lançado em 2022, a tecnologia e-POWER exclusiva da Nissan também beneficiará de uma atualização este ano. Seguindo o princípio japonês do Kaizen – melhoria contínua –, as alterações à tecnologia e-POWER no Qashqai irão melhorar as suas emissões, eficiência e refinamento, permitindo uma experiência de condução ainda mais próxima da de um veículo 100% elétrico. Desde a sua introdução, foram vendidos na Europa cerca de 250.000 veículos equipados com a tecnologia e-POWER.

A terceira geração do Nissan JUKE surge em versão 100% elétrica em 2026

Os engenheiros da marca nipónica continuam a desenvolver a terceira geração do crossover compacto Nissan JUKE, cujo lançamento está previsto para o Ano Fiscal de 2026 como um EV, com base no automóvel concetual Hyper Punk que foi apresentado em outubro de 2023 no Salão da Mobilidade do Japão.

Comentando todas as atualizações de produtos nos próximos anos, Leon Dorssers, Vice- Presidente Sénior Regional de Vendas e Marketing, região AMIEO (África, Médio Oriente, Índia, Europa e Oceânia) da Nissan, afirmou: “A renovação do alinhamento europeu da Nissan é a concretização do nosso forte plano para melhorar e eletrificar a nossa gama na Europa. Todos os novos modelos irão partilhar o ADN comum da Nissan: design marcante, inovação técnica e tecnologia intuitiva – uma combinação de qualidades que estamos confiantes que irá atrair novos clientes para a Nissan, bem como continuar a apelar aos existentes que já adoram a forma como os veículos Nissan enriquecem o seu dia a dia.”

David Moss, Vice-Presidente Sénior de Investigação e Desenvolvimento Regional, AMIEO, afirmou: “Para além de darmos as boas-vindas ao regresso do Micra como EV e à terceira geração do nosso revolucionário Nissan LEAF, demos passos significativos com uma das nossas tecnologias mais populares. Depois de termos reinventado o híbrido com a introdução do e- POWER, tornando-o mais silencioso e mais reativo do que um híbrido tradicional, as próximas atualizações da tecnologia e-POWER da Nissan irão torná-lo ainda mais eficiente, mais refinado e irão permitir uma experiência de condução mais próxima da que se tem com uma viatura puramente elétrica. Continuará a ser o grupo motopropulsor de eleição para os clientes que adoram a sensação de condução elétrica, mas não querem carregar.”

O anúncio de novos modelos eletrificados para a Europa faz parte de uma atualização de produto mais ampla, com lançamentos estratégicos de novos modelos globais anunciados esta semana no Japão, EUA, China, América Latina, Médio Oriente, Índia, África e Oceânia.

Show More