fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

NOVO PEUGEOT E-208 GTi

A PEUGEOT desvendou hoje, no icónico Circuito das 24 Horas de Le Mans, o seu novo E-208 GTi. 

Alain Favey, CEO da PEUGEOT, Jean-Marc Finot, CEO da Stellantis Motorsport, e Matthias Hossann, Diretor de Design da PEUGEOT, juntamente com Paul Di Resta, piloto oficial do Team PEUGEOT TotalEnergies, participaram neste evento excecional na PEUGEOT Fan zone, dirigido à Comunicação Social e aos fãs da PEUGEOT.

A assinatura GTi regressa num dos modelos de maior sucesso do segmento B, o PEUGEOT E-208. Com ênfase nas sensações de condução, o E-208 GTi apresenta as melhores performances no mercado dos hot hatch elétricos, com 280 cv e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,7 segundos.

Há quarenta anos, a PEUGEOT fez história no mundo automóvel com o lançamento do 205 GTi. Ao início em versão 1.6 l (1984) e depois em versão 1.9 l (1986), o 205 GTi foi pioneiro num novo conceito de hatchback desportivo compacto, combinando um desempenho excecional e prazer de condução com um design desportivo, mas subtil, e uma versatilidade única.

Ao longo de quatro décadas, a assinatura PEUGEOT GTi sublinhou a história dos automóveis de cunho desportivo, com vários modelos de produção aclamados pelo seu desempenho e qualidades dinâmicas – 306, 206, 207, 208, etc. – bem como a história do desporto motorizado com inúmeras vitórias, particularmente nos ralis e nos ralis raid. “GTi” não é apenas um emblema, é uma distinção que valida a excelência de alguns dos modelos mais emblemáticos da PEUGEOT.

A PEUGEOT continua hoje a escrever a lenda GTi, ao reinterpretar o ADN deste emblema de uma forma divertida, moderna e forte. O PEUGEOT E-208 GTi é o primeiro GTi 100% elétrico. É a expressão do prazer de condução contemporâneo e sustentável, que combina um desempenho único e líder no segmento B com uma versatilidade excecional no quotidiano.

O E-208 GTi é, deste modo, mais GTi do que nunca. Porque a PEUGEOT, mais do que nunca, leva a sério o prazer de conduzir. O E-208 GTi abre uma nova era para a assinatura PEUGEOT GTi.

CLASSE, ENGENHO, BRIO: A GÉNESE DO CARISMA FRANCÊS

Fruto do trabalho dos engenheiros da PEUGEOT Sport e dos designers da PEUGEOT, o novo PEUGEOT E-208 GTi oferece o melhor desempenho da sua categoria com elegância e discrição. Um automóvel amistoso e um pouco humilde… para quem o conhece.

O ADN GTi no coração do E-208 GTi

• Postura mais ousada

Tal como todos os GTi de há 40 anos, o E-208 GTi distingue-se, em primeiro lugar, pela sua postura firme na estrada, graças a uma carroçaria rebaixada em 30 mm e vias alargadas em 56 mm à frente e 27 mm atrás.

As grandes jantes de 18 polegadas, com a inscrição “PEUGEOT GTi”, contribuem para essa postura poderosa. A sua estrutura perfurada é uma referência às icónicas jantes furadas do 205 GTi. Mas num GTi, o design também está ao serviço do desempenho: estes orifícios também ajudam a otimizar o arrefecimento dos travões.

• Design exterior icónico, mas subestimado

Os arcos das rodas são outro ponto de encontro entre a estética e a eficiência. Foram alargados para acomodar as vias mais largas e são sublinhados com uma linha vermelha elegante e desportiva – outra referência ao 205 GTi. A sua secção inferior é alargada para deixar espaço para os pneus, ajudando a acentuar, sem exageros, o estilo desportivo do modelo.

O trabalho de design realizado nas secções inferiores da frente e da traseira reforça, ainda mais, a postura desportiva do PEUGEOT E-208 GTi. Um spoiler foi adicionado à parte inferior do para-choque dianteiro. Um difusor aerodinâmico específico, localizado sob o para-choques traseiro, que integra um novo pequeno farol de nevoeiro LED, surge pintado em preto brilhante para maior elegância e discrição.

Vermelho é a cor do E-208 GTi. A carroçaria exibe um tom vermelho brilhante e exclusivo, numa referência poderosa à icónica pintura vermelha popularizada nos 205 GTi originais.

• Um ambiente envolvente e inspirador no interior

A icónica cor vermelha dos PEUGEOT GTi originais também confere dinamismo e energia ao interior do E-208 GTi.

Os tapetes em borracha e os cintos de segurança em vermelho vivo do E-208 GTi criam de imediato, tal como no 205 GTi, um ambiente desportivo no habitáculo.

O design desportivo e elegante dos bancos dianteiros específicos, com encostos de cabeça integrados, presta homenagem ao design dos bancos do 205 GTi 1.9, com um acabamento central vermelho, que se estende ao longo do banco e do encosto. E a malha vermelha no lado direito dos bancos lembra a do 205 GTi 1.6.

O volante compacto, elemento-chave do prazer de condução da PEUGEOT, apresenta couro vermelho perfurado combinado com Alcantara® e um emblema central que também fica vermelho.

O E-208 GTi realça a elegância do E-208 original

• Uma silhueta compacta e dinâmica

O estilo dinâmico do PEUGEOT E-208 original, um dos elementos-chave do sucesso do modelo, facilitou o trabalho dos designers do E-208 GTi. A carroçaria compacta do E-208, com os seus ombros generosos e projeções curtas, mostrou-se uma base ideal, uma postura que é amplificada no E-208 GTi através da redução da altura ao solo e do alargamento das vias.

• Uma assinatura luminosa icónica

O PEUGEOT E-208 GTi apresenta a icónica assinatura luminosa de três garras presente em toda a gama 208. O efeito luminoso é espetacular: à frente, com um efeito marcante das três garras luminosas integradas no para-choques, prolongado na função de iluminação dos faróis full LED através da utilização de três módulos óticos independentes; atrás pelas três garras horizontais, compostas por três elegantes linhas LED, que reforçam ainda mais a postura do modelo.

• Acabamento particularmente requintado

Tal como em todos os PEUGEOT GTi, o E-208 GTi combina desportividade e elegância. O requinte do estilo GTi é expresso através de pequenos toques de vermelho aplicados com delicadeza, mas com fervor, em vários pontos do E-208 GTi: na grelha, em torno dos emblemas PEUGEOT, nos faróis, nos arcos das rodas, nas pinças de travão dianteiras, sob o spoiler traseiro, nas costuras que se estendem pelo painel de instrumentos, etc.

Savoir-faire e excelência francesa

• Concebido pela PEUGEOT Sport e pelos designers da PEUGEOT

O E-208 GTi foi totalmente concebido pelas equipas da PEUGEOT Sport sediadas em Satory, na região de Paris, com a colaboração das equipas de design da PEUGEOT em Vélizy, nas imediações da capital francesa. Com a sua experiência única no mundo da competição, os engenheiros da PEUGEOT Sport não fizeram concessões em termos de eficiência e desempenho, alcançando um resultado convincente: o E-208 GTi é o modelo mais potente e com melhor desempenho do segmento B.

O E-208 GTi torna-se, assim, no primeiro automóvel 100% elétrico concebido pela PEUGEOT Sport.

A experiência adquirida pela equipa no Campeonato do Mundo de Resistência (WEC) com os PEUGEOT 9X8 híbridos que competem na categoria Hypercar foi valiosa para a conceção do E-208 GTi, em particular nas áreas da otimização da gestão térmica e da recuperação de energia. Os engenheiros da PEUGEOT Sport também trabalharam extensivamente no chassis e na travagem do E-208 GTi (ver abaixo). 

A apresentação ao mundo do PEUGEOT E-208 GTi no coração do automobilismo francês e internacional, integrado nas 24 Horas de Le Mans, um dos maiores eventos desportivos do ano, não surge por acaso. Há que levar a experiência das pistas para as estradas.

• Motor elétrico “Made in France”

O potente motor elétrico do E-208 GTi é produzido em Trémery, no leste da França, numa fábrica historicamente especializada no fabrico de motores, agora dedicada a motores elétricos como parte da joint-venture Emotors estabelecida entre a Stellantis e a Nidec Leroy-Somer.

• Um esforço de equipa com parceiros franceses

A PEUGEOT exigiu o melhor para o E-208 GTi, recorrendo a fornecedores franceses para elementos específicos. É o caso, em particular, dos pneus, peças fundamentais no domínio da eficiência. Parceira de longa data da PEUGEOT, a Michelin forneceu pneus de elevado desempenho Michelin Pilot Sport Cup 2 para o E-208 GTi, na medida 215/40 18.

AGILIDADE, DINAMISMO E EMOÇÃO: PRAZER DE CONDUÇÃO ÚNICO

Para a PEUGEOT, levar a sério o prazer de conduzir significa, em primeiro lugar, oferecer um desempenho e sensações de condução excecionais, únicas no mercado.

O melhor desempenho elétrico do segmento B

• Um motor elétrico de 280 cv

O PEUGEOT E-208 GTi está equipado com o motor elétrico M4+ que desenvolve 280 cv e oferece um binário impressionante de 345 Nm. O E-208 GTi oferece, assim, o melhor desempenho de entre todos os modelos do segmento B, fazendo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,7 segundos e alcançando uma velocidade máxima de 180 km/h.

• Diferencial de deslizamento limitado

O PEUGEOT E-208 GTi possui um diferencial de deslizamento limitado integrado no redutor, que otimiza o comportamento em curva, proporcionando agilidade, eficiência e estabilidade.

• Uma bateria de 54 kWh

A bateria elétrica CATL, com uma capacidade bruta de 54 kWh, presente no E-208 GTi beneficia de uma gestão otimizada, para uma maior proteção em utilização desportiva, bem como de um sistema de refrigeração específico, adaptado ao elevado desempenho do modelo.

A experiência da PEUGEOT Sport ao serviço de uma experiência de condução única

• Um chassis de elevado desempenho

O PEUGEOT E-208 GTi oferece a melhor relação potência/peso do seu segmento (5,7 kg/cv). Uma vantagem que pode ser perfeitamente explorada graças às inúmeras modificações feitas no chassis pelos engenheiros da PEUGEOT Sport.

As vias alargadas, de 56 mm à frente e 27 mm atrás, juntamente com a carroçaria rebaixada em 30 mm, combinadas com molas e amortecedores com batentes hidráulicos específicos, pneus Michelin Pilot Sport Cup 2, bem como a barra estabilizadora traseira, oferecem um compromisso ideal entre eficiência na condução desportiva e conforto no quotidiano.

O sistema ESP do E-208 GTi oferece um modo Sport específico, que suspende os sistemas de assistência à condução, para maximizar as sensações, por exemplo, em pista.

• Travagem de elevado desempenho

O E-208 GTi possui discos dianteiros, com um diâmetro de 355 mm e pinças fixas de 4 pistões, especificamente concebidos para otimizar o arrefecimento e garantir uma potência de travagem ideal e constante em todas as circunstâncias.

A conceção destes travões de desempenho excecional foi supervisionada pelos engenheiros da PEUGEOT Sport. As pinças em vermelho ostentam, portanto, este selo de excelência. Quanto às pinças dos discos traseiros, são as mesmas do E-208 original, sublinhando o facto do E-208 GTi não se pretender dedicar a exibicionismos, mas sim à eficiência.

Um PEUGEOT i-Cockpit® para sensações de condução melhoradas

• Bancos específicos, desportivos e confortáveis

O E-208 GTi apresenta bancos dianteiros concebidos para permitir aos seus utilizadores fundirem-se com o automóvel. São particularmente envolventes, tanto na zona do assento como nas secções laterais, e integram os apoios de cabeça. Proporcionando um apoio eficaz em condução desportiva, são também confortáveis e práticos no dia-a-dia, garantindo a versatilidade que faz parte do ADN do PEUGEOT GTi.

• Direção específica

A sensibilidade da direção do E-208 GTi foi especialmente calibrada para oferecer uma resposta particularmente direta, adequada a uma condução mais dinâmica. Com o volante compacto específico (ver acima), ajuda a proporcionar sensações de condução únicas.

• Uma interface envolvente

Quando o utilizador quer mergulhar numa atmosfera verdadeiramente desportiva, o E-208 GTi está pronto para entrar em ação. Os gráficos do painel de instrumentos digital e do ecrã central são em vermelho na configuração padrão, disponibilizando-se páginas específicas de indicação de performance. 

A iluminação ambiente é, também, vermelha por predefinição, estando disponíveis sete outras cores. Esta iluminação vermelha desportiva é acompanhada por uma experiência sonora envolvente única a bordo, que desperta todos os sentidos. Derivada do desempenho do motor, proporciona sensações de condução adicionais e pode ser facilmente ativada ou desativada, de acordo com as preferências do condutor.

QUALIDADE, SERVIÇO E FIDELIZAÇÃO: UM E-208 GTi CONCEBIDO PARA DURAR

O badge GTi sempre foi um selo de excelência em todas as áreas, do desempenho ao nível do equipamento, passando pelos acabamentos e pela qualidade de fabrico. Os muitos PEUGEOT GTi ainda hoje em circulação são prova disso. O GTi de 2025 é mais duradouro do que nunca, uma verdadeira vitrine do prazer da condução elétrica.

Os melhores equipamentos e materiais

• Um equipamento particularmente completo

O E-208 GTi oferece o melhor do E-208 em termos de equipamento, tanto no domínio do conforto como na assistência à condução. Inclui o sistema de infotainment PEUGEOT i-Connect Advanced com navegação conectada TomTom de elevado desempenho, reconhecimento de voz “OK PEUGEOT” e função de emparelhamento sem fios (Apple CarPlay/Android Auto).

• Materiais de elevada qualidade

Alcantara® no volante e nas laterais da consola central, novos tecidos de alta qualidade nos bancos, tapetes espessos específicos, etc., o E-208 GTi beneficia dos melhores materiais, adaptados a uma utilização intensiva ao longo do tempo.

Um ecossistema elétrico completo

• Uma bateria de alta capacidade para uma autonomia adequada

Graças à sua bateria com uma capacidade bruta de 54 kWh com gestão otimizada e às qualidades de eficiência natural do E-208*, a versão GTi oferece uma autonomia de 350 km em ciclo misto WLTP, perfeitamente adequada para o uso diário.

• Carregamento rápido e fácil, adaptado a todas as utilizações

O E-208 GTi pode ser recarregado em 4h40 a partir de uma WallBox (7,4 kW). A função “limitação de carga a 80%”, disponível em corrente alternada (CA), também permite adaptar o nível de carga à utilização diária. Para utilizações mais intensivas, como em circuitos, o E-208 GTi pode ser carregado de 20% a 80% em menos de 30 minutos numa estação de carregamento de 100 kW.

• Serviços que simplificam o dia a dia

Tal como todos os modelos PEUGEOT E-208, o GTi está equipado com um Trip Planner associado ao sistema de navegação conectado que otimiza as viagens para maximizar a autonomia do carro e facilitar o carregamento.

O E-208 GTi oferece a função V2L, que permite alimentar um dispositivo elétrico através da bateria de alta tensão do carro. Por exemplo, para carregar uma bicicleta elétrica ou acender luzes móveis.

A aplicação para smartphones MyPEUGEOT® permite o acesso remoto a várias funcionalidades: pré-condicionamento térmico do habitáculo, programação do carregamento da bateria, programação da navegação integrada antes de sair para a estrada, etc.

A PROMESSA ELÉTRICA DA PEUGEOT

Como acontece em todos os modelos 100% elétricos da PEUGEOT, o E-208 GTi beneficia da PEUGEOT ELECTRIC PROMISE, concebida para tranquilizar os clientes quanto à fiabilidade e ao carregamento dos modelos 100% elétricos:

  • Garantia de 8 anos/160 000 km para o veículo graças ao programa PEUGEOT Care, na que é a melhor cobertura da Europa;
  • Garantia de 8 anos/160 000 km para a bateria;
  • Uma Wall Box incluída para carregamento doméstico; 
  • Um cartão de carregamento Free2Move que dá acesso a quase um milhão de pontos de carregamento em toda a Europa.

Alain Favey, CEO da PEUGEOT, afirmou:

“Estamos entusiasmados por apresentar o novo PEUGEOT E-208 GTi, um capítulo inovador na história icónica do GTi. Este modelo representa a fusão da nossa herança rica com tecnologia de vanguarda, e oferece um desempenho e sensações de condução inigualáveis, porque na PEUGEOT levamos a sério o prazer de conduzir. Com este novo GTi, estabelecemos novos padrões no mercado dos ‘hot hatch’.”

Jean Marc Finot, Vice-Presidente Sénior da Stellantis Motorsport, afirmou:

“O novo PEUGEOT E-208 GTi personifica o nosso compromisso com o desempenho e a inovação, inspirando-se no nosso extenso historial de competição, incluindo um legado de conquistas em ralis e, mais recentemente, na participação no Campeonato do Mundo de Resistência. Tendo estado envolvido na criação do 205 GTi original há 40 anos, esta nova era de inovação com o E-208 GTi é especialmente significativa para mim, e estou feliz por reencontrar a agilidade e a sensação de condução típicas do PEUGEOT GTi. Estou orgulhoso por apresentar um automóvel que combina a excelência das corridas com o prazer de condução moderno.”

* O PEUGEOT E-208 foi considerado o “Automóvel Mais Eficiente” no ADAC Ecotest 2024.

Show More