Depois de já estar disponível na China desde 2023, o Kia EV5 prepara-se agora para a sua chegada ao mercado europeu, trazendo consigo adaptações significativas. A marca sul-coreana revelou finalmente as especificações da versão destinada à Europa, quase dois anos após a estreia do modelo no mercado chinês.
Entre as principais diferenças destaca-se a química das baterias. Enquanto na China o EV5 é comercializado com baterias LFP (fosfato de ferro-lítio), a versão europeia recorrerá a baterias NMC (níquel, manganês e cobalto). Esta escolha permite uma maior densidade energética, melhor desempenho em climas frios, mais potência e dimensões mais compactas das células.
Para o mercado europeu, o EV5 será disponibilizado com duas opções de capacidade: 60,3 kWh e 80,4 kWh — ambas com a mesma composição química. Estas variantes oferecem uma autonomia que pode atingir os 530 km (ciclo WLTP) na versão base e até 505 km (WLTP) na versão GT-Line.
Em termos de carregamento, o sistema elétrico do EV5 suporta corrente alternada (AC) até 11 kW e corrente contínua (DC) até 150 kW. Nesta última modalidade, é possível recarregar a bateria dos 10% aos 80% em apenas 30 minutos.
Na China, o modelo também está disponível com tração integral e uma potência de 225 kW (305 cv), mas esta versão não deverá ser comercializada na Europa, pelo menos numa fase inicial.
Assente na já familiar plataforma E-GMP — a mesma utilizada nos EV6, EV9, EV3 e EV4 — o Kia EV5 europeu contará exclusivamente com tração dianteira, acionada por um motor elétrico de 160 kW (217 cv). Este conjunto permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,4 segundos.
