fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Opel Astra Sports Tourer Hybrid: um verdadeiro campeão das longas distâncias

O Opel Astra Sports Tourer é um verdadeiro polivalente, tanto para o trabalho como para a família e os tempos livres. Demonstra-o com o seu design desportivo e elegante, tecnologias de ponta e, acima de tudo, muito espaço flexível. Mas tudo isto valeria muito pouco se não fosse também extremamente eficiente e, portanto, económico. A equipa da Opel queria saber exatamente até onde o automóvel da classe dos compactos com tecnologia de 48 Volt poderia chegar com um único depósito de combustível – e alcançou um resultado que quase ninguém teria considerado possível. De acordo com um teste interno, o Astra Sports Tourer Hybrid pode percorrer mais de 1200 quilómetros em condições reais de trânsito sem reabastecer! Isto significa que o best seller da classe dos compactos é um verdadeiro campeão das longas distâncias, tal como o Opel Grandland Plug-in-Hybrid, que a Opel testou no início deste ano. Ambos os modelos eletrificados com o Blitz provam de forma impressionante que são muito mais do que adequados para o uso diário.

Eficiência e capacidade para longas distâncias: 1.200 quilómetros com 4,3 litros por cada 100 quilómetros

Uma potência de 107 kW (145 cv) e um depósito de combustível com 52 litros de capacidade – estas foram as condições prévias que o Opel Astra Sports Tourer teve para o seu teste de longa distância.  Depois, os condutores do teste da Opel partiram para um percurso de cerca de 106 quilómetros, que ia de Rüsselsheim, passando por Darmstadt, até Worms e de volta à sede da Opel, na margem esquerda do Reno. O percurso, que o Astra Sports Tourer Hybrid completou onze vezes ao longo de dois dias sem reabastecimento, incluía uma grande variedade de tipos de estradas. Os condutores do teste conduziram em autoestrada, bem como em estradas rurais e pequenas estradas de aldeias. Alcançaram uma velocidade máxima de 138 km/h, conduziram pelas aldeias a baixas velocidades e tiveram de ficar em filas no trânsito matinal e na hora de ponta da parte da tarde, bem como em obras – muitas vezes em modo “para-arranca”, que consome normalmente muito combustível. Assim, o teste decorreu em condições quotidianas, tal como vividas por todos os condutores e tal como são também utilizadas como base para o ciclo WLTP. A temperatura exterior durante o período de teste foi, em média, de uns agradáveis 23 graus Celsius.

O Astra Sports Tourer Hybrid que a Opel utilizou estava equipado com vários extras, como um teto solar elétrico em vidro, detalhes que aumentam o peso e, consequentemente, o consumo. Os resultados finais do teste de resistência de dois dias foram assim ainda mais surpreendentes:

  • O Astra Sports Tourer Hybrid percorreu uma distância total de mais de 1.200 quilómetros sem reabastecimento.
  • O consumo médio foi de 4,3 litros de combustível por cada 100 quilómetros – e, portanto, 0,7 litros por 100 quilómetros abaixo dos valores oficiais WLTP.
  • Graças ao motor elétrico de 15,6 kW (21 cv) e à bateria de 48 Volt, a percentagem do percurso percorrido exclusivamente a energia elétrica foi de pouco mais de 28%. Convertido em quilómetros, o Astra Sports Tourer Hybrid percorreu cerca de 345 quilómetros exclusivamente com energia elétrica durante o teste.
  • Tudo isto a uma velocidade média de 61 km/h – incluindo todas as situações de trânsito, desde a autoestrada até ao trânsito urbano com paragens frequentes.

Isto torna o Opel Astra Sports Tourer Hybrid o automóvel ideal para todos aqueles que pretendem utilizar o best seller da classe dos compactos tanto como um confortável e flexível companheiro de longas distâncias, como um veículo para as deslocações diárias na cidade, no qual também podem “seguir a tendência” do trânsito a baixas velocidades, sem emissões locais.

Avaliação VOX auto mobil: Astra Sports Tourer Hybrid convence em todos os aspetos

No entanto, os editores do programa de televisão auto mobil do VOX queriam saber mais e submeteram o Opel Astra Sports Tourer Hybrid a um teste, não num “circuito” fixo, mas sim numa viagem longa típica de férias.Assim, os dois especialistas Alexander Bloch e Martin Dunkelmann fizeram o trajeto de Munique a Sylt – também em condições reais do dia a dia. E, como pode ser visto no programa auto mobil do VOX, o Astra Sports Tourer completa o trajeto apesar das condições por vezes adversas, como engarrafamentos na autoestrada. No total, os editores percorrem 1154 quilómetros pela Alemanha no automóvel da classe dos compactos sem reabastecer. Mesmo com duas pessoas a bordo (em vez de uma, como no teste interno da Opel), o ar condicionado ligado e uma velocidade média de 78 km/h, ainda alcançam um consumo de 4,8 litros por cada 100 quilómetros.

Informação de Consumos e Emissões 

Valores combinados de acordo com o WLTP

Valores combinados para o Opel Astra Sports Tourer Hybrid 48V de acordo com o WLTP: Consumo de combustível 5,0-5,1 l/100 km; Emissões de CO2 112-115 g/km; Etiqueta de CO2: C.

Valores de autonomia determinados de acordo com a metodologia do procedimento de ensaio WLTP (R (CE) n.º 715/2007, R (UE) n.º 2017/1151). A autonomia real pode variar em condições quotidianas e depende de vários fatores, em particular do estilo de condução pessoal, das caraterísticas do percurso, da temperatura exterior, da utilização de aquecimento e ar condicionado e do pré-condicionamento térmico. 

Os valores de um veículo não dependem apenas da utilização eficiente do combustível, mas são também influenciados pelo comportamento de condução e por outros fatores não técnicos.

Show More