A Hyundai Motor Company anunciou, no IAA Mobility 2021, o compromisso de se tornar uma marca neutra em carbono até 2045.
A estratégia da Hyundai para atingir a neutralidade carbónica é baseada em três pilares: mobilidade ecológica, plataformas de nova geração e energia verde.
No âmbito da mobilidade ecológica, a Hyundai compromete-se a aumentar gradualmente as vendas de veículos livres de emissões (ZEV’s) nos próximos anos. Até 2030 a Hyundai tem como objetivo garantir que 30% das suas vendas globais são ZEV’s e até 2040 a marca espera que os veículos elétricos (BEV’s) e veículos Fuel Cell (FCEV’s) irão representar 80% do seu total de vendas.
A partir de 2035 a Hyundai planeia comercializar apenas ZEV’s, na Europa. Até 2040, a Hyundai irá descontinuar de forma gradual todos os seus veículos a combustão nos mercados principais.
No que toca ao segundo pilar da estratégia, a Hyundai Motor foi líder em investimentos no campo de plataformas de transporte de nova geração. Isto inclui novas opções de mobilidade para chegar do local A ao B, como, por exemplo, a mobilidade aérea urbana (UAM) e veículos autónomos, oferecendo uma maior liberdade de deslocação sem pegada carbónica. Assim, a Hyundai revela, pela primeira vez, o seu pioneiro modelo robotáxi no IAA Mobility 2021, um veículo autónomo de nível 4 com base no Hyundai IONIQ 5.
A estratégia da neutralidade carbónica da Hyundai Motor tem também como objetivo proporcionar soluções ecológicas e de energia verde para todos. Isto inclui não só a utilização de energias renováveis nas instalações da marca, mas também investimentos em hidrogénio verde baseado em energia renovável, Vehicle-to-Grid (V2G) e o Second Life Battery Energy Storage System (SLBESS).
A Hyundai Motor tem vindo a reduzir a quantidade de carbono e outros gases emitidos pelos seus processos de produção. As ações da marca incluem continuar com as suas atividades de redução de energia e construir fábricas ecológicas, ao convertê-las em energias renováveis como, por exemplo, energia fotovoltaica.
V2G é a mais recente tecnologia que permite que a energia seja diferida para a rede elétrica da bateria de um EV. Permite uma gestão eficiente da procura de energia, especialmente durante as horas de ponta, diminuindo a dependência dos combustíveis fósseis.
A Hyundai está a executar atualmente vários programas piloto V2G com vários acionistas do mercado. A marca pretende implementar a tecnologia nos seus próximos modelos BEV.
Por fim, o fabricante está, também, a procurar como recuperar e transformar o fim de vida das baterias num novo negócio de sistema de armazenamento de energia. A Hyundai está atualmente a trabalhar com vários parceiros de energias locais para lançar projetos piloto que consistem em comercializar baterias EV reutilizadas.