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Siemens e Porsche juntas na produção de combustível verde

A Siemens e a Porsche juntaram-se na construção da primeira fábrica para a produção de combustível neutro em CO2, localizada no Chile.

A cerimónia de inauguração do projeto aconteceu na passada quarta-feira, 15 de setembro, na presença do Ministro da Energia do Chile, Juan Carlos Jobet. A fábrica-piloto, a ser construída no norte de Punta Arenas, na Patagónia, deve produzir cerca de 130.000 litros de eFuels em 2022. Esta capacidade expandir-se-á, em duas etapas, para cerca de 55 milhões de litros até 2024 e cerca de 550 milhões de litros até 2026. As licenças ambientais necessárias já foram obtidas pela empresa chilena de projetos HIF (Highly Innovative Fuels).

Enquanto a Siemens Energy começou os trabalhos preparatórios para a próxima grande fase comercial do projeto, a Porsche iniciou o projeto de demonstração e usará os eFuels nos seus próprios veículos com motor de combustão. Michael Steiner, Membro do Conselho Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche, relembrou o “espírito pioneiro da Porsche” e acrescenta que também em matéria de combustíveis renováveis a marca é inovadora. Este projeto, segundo o fabricante de automóveis desportivos, “significa que a Porsche terá um balanço patrimonial neutro em CO2 já em 2030. Os combustíveis produzidos com energia renovável podem contribuir para isso”.

Steiner refere ainda que o modelo ícone da marca, o 911, pode utilizar este tipo de eFuels e o mesmo acontece com outros veículos mais antigos. 

Os combustíveis criados nesta fábrica permitirão reduzir cerca de 90% das emissões de CO2 emitidas pelos motores de combustão. O primeiro combustível fabricado no Chile será usado nos carros de corrida da Porsche Mobile 1 Supercup, já na época de 2022, assegura Steiner.

A produção de combustível na fábrica da Siemens e Porsche usará energia eólica verde de baixo custo. Na primeira etapa, os eletrolisadores dividem a água nos seus elementos constituintes, oxigénio e hidrogénio usando a energia eólica. O CO2 é então filtrado e combinado com o hidrogénio verde para produzir metanol sintético, que, por sua vez, é convertido em eFuel.

Enquanto país, o Chile também estabeleceu metas ambiciosas como parte de sua Estratégia Nacional de Hidrogénio Verde, tendo como objetivo produzir o hidrogénio mais barato do mundo e transformar o país num líder na exportação de hidrogénio verde e seus derivados.

A fábrica-piloto está programada para iniciar a produção em meados de 2022. Além da Siemens Energy, a Porsche, a HIF, a Enel, a ExxonMobil, a Gasco e a ENAP estão também a participar neste projeto.

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