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Camiões mais ecológicos para recolha de resíduos urbanos na Maia

A Sociedade Comercial C. Santos entregou à Ferrovial Serviços, para operação no munícipio da Maia, quatro camiões Mercedes-Benz ECONIC 1830G L NGT movidos a gás natural comprimido (GNC) para a recolha urbana seletiva (RSU).

Os quatro camiões vêm aumentar uma frota já de si ecológica. A Ferrovial Serviços foi, de resto, pioneira na incorporação de camiões de RSU movidos a gás natural, tendo desde 2012 veículos que funcionam àquele combustível, entre os quais unidades Mercedes-Benz fornecidas pela Sociedade Comercial C. Santos. 

“Em linha com os objetivos da Câmara Municipal da Maia e da Maiambiente – Empresa Pública Municipal responsável pela remoção dos resíduos sólidos urbanos e equiparados a urbanos, recolha seletiva de materiais recicláveis e manutenção da higiene e limpeza dos locais públicos, no concelho da Maia, a redução das emissões de gases com efeito de estufa é uma prioridade da Ferrovial Serviços e não têm sido poupados esforços para ir de encontro às orientações estratégicas nacionais e comunitárias de promoção da sustentabilidade ambiental, através da utilização de energias alternativas. Além disso, a utilização destas viaturas contribui, também, para a redução dos custos energéticos”, afirma Celso Pereira, diretor de compras e frota da Ferrovial Serviços, empresa que detém o contrato para os serviços de recolha seletiva porta-a-porta e de contentores no concelho da Maia. 

“É excelente para a Sociedade Comercial C. Santos voltar a ter a confiança da da Ferrovial Serviços, para a renovação da sua frota, ao serviço da Maiambiente. Com motor a gás natural M 936 G, o Mercedes-Benz ECONIC 1830G L NGT permite uma propulsão mais limpa, eficiente e silenciosa. Além disso, a cabina construída e versatilizada para as atividades municipais é uma mais-valia em termos de operação, conforto e visibilidade, com claros ganhos em termos de segurança”, refere o chefe de vendas de veículos comerciais pesados na Sociedade Comercial C. Santos, Álvaro Cascata.

Os Mercedes-Benz ECONIC 1830G L NGT de 19 toneladas caracterizam-se pela baixa altura e excelente acessibilidade da sua cabina. Com espaço para quatro ocupantes e piso rebaixado, oferece entrada e saída fácil aos profissionais que efetuam a recolha dos resíduos (em grande parte graças à porta lateral dobrável) e permite ao condutor disfrutar de grande visibilidade e contacto visual facilitado com os outros utilizadores das vias, sobretudo os mais vulneráveis, como peões e ciclistas.

A peça central do Econic NGT movido a GNC é o motor de seis cilindros em linha de 7,7 litros. Com 222 kW (302 cv) de potência e um binário máximo de 1200 Nm, este propulsor foi desenvolvido com base na moderna série de motores 936. De acordo com a Mercedes-Benz, o motor Euro VI a combustível gasoso tem níveis de ruído e emissões particularmente baixos, além de que, ao usar gás natural, quase não emite partículas. A combustão do gás natural produz cerca de menos 20% de CO2 face a motores equivalentes a diesel e, caso utilize biogás, o motor pode, mesmo, ser neutro em termos de emissões de CO2.

Além disso, as emissões de ruído do Econic NGT também ficam bastante abaixo dos limites permitidos pela lei, o que é uma mais-valia para as unidades agora entregues à Ferrovial Serviços para a recolha no município da Maia. Esta atividade é, recorde-se, efetuada, também, em parte no período noturno e em zonas residenciais.

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