A Rolls-Royce lançará o seu primeiro modelo totalmente elétrico em 2023, tendo anunciado ainda a sua intenção de apenas comercializar carros elétricos após 2030.
De acordo com o fabricante britânico, o seu primeiro EV será o coupé Spectre, um modelo de duas portas, que será construído com a mesma arquitetura de alumínio que atualmente sustenta todos os modelos da empresa.
Para o CEO Torsten Mueller-Oetvoes, a eletrificação da Rolls-Royce é o momento mais significativo na história da empresa desde que foi fundada, em 1904 e garantiu que a motorização elétrica adaptar-se-á à natureza de luxo da marca, caracterizando-a como “silenciosa e refinada”.
Além disto, Torsten descreve o Spectre como o “primeiro e melhor produto de luxo do seu segmento”. Uma fotografia de um protótipo divulgada pela Rolls-Royce mostra semelhanças na traseira com o descontinuado Coupé Wraith, sugerindo que, em termos de design, o Spectre 100% elétrico será o substituto direto do Wraith, outrora movido por um motor V-12 da BMW.
Assim como no modelo descontinuado, as portas são articuladas na parte de trás com a maçaneta colocada abaixo do espelho da porta e, mais uma vez, o CEO da fabricante de luxo, garante que o modelo elétrico será “inconfundivelmente um Rolls-Royce, ao mesmo tempo que expressa indubitavelmente que é um carro movido a eletricidade”.
O Spectre segue uma tradição de nomenclatura Rolls-Royce usando outra palavra para fantasma, seguindo Wraith, Phantom e Ghost.
Em 2011, a Rolls-Royce revelou o protótipo elétrico 102EX do Phantom, mas, apesar da energia elétrica fornecer a “capacidade de flutuação” silenciosa que os clientes procuram nos seus carros, o projeto foi interrompido devido a preocupações com a autonomia e tempo de carregamento.
No ano passado, a Rolls-Royce admitiu que a sua transição para a eletrificação foi impulsionada mais pela legislação do que pela procura dos clientes. Um porta-voz da marca admitiu que “não há procura por parte dos clientes, mas precisamos de estar em posição de lhes vender um carro se a legislação os proíbe de conduzir um carro com motor a combustão até ao centro de uma cidade”.
As entregas do Spectre começarão no quarto trimestre de 2023, significando isto que a empresa vai bater o seu rival britânico, Bentley, no mercado com seu primeiro EV.