O mês de setembro registou um novo recorde de vendas de veículos 100% elétricos, em Portugal (1.551 unidades), atingindo, assim, uma quota de mercado de 25%.
Setembro registou o segundo melhor mês do ano com 2.748 veículos eletrificados vendidos em Portugal no conjunto dos veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e dos veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV – Plug-in Hybrid Electric Vehicle). Este forte crescimento nas vendas dos 100% elétricos pode indiciar a sua predominância futura sobre os híbridos plug-in, sendo isto sinal do maior interesse por parte dos compradores em veículos mais limpos e sem emissões de qualquer tipo de gases.
No que toca aos híbridos plug-in, estes registaram um crescimento moderado de 1.8%. Os portugueses parecem mais interessados nos veículos totalmente elétricos, talvez por apresentarem maior autonomia e podendo os compradores prescindir do recurso a combustíveis fósseis.
Quanto aos veículos com motores de combustão interna (VCI), registam-se quedas mensais nas vendas consecutivas, acumulando já um crescimento negativo de -0.4% nos nove meses do ano em curso. De registar que é uma queda em relação ao período homólogo, grande parte dele já com grandes perdas devido à pandemia da covid-19.
As marcas em que os portugueses têm apostado a compra dos seus 100% elétricos são a Tesla com 321 viaturas entregues no primeiro trimestre, a Peugeot com 198 veículos vendidos seguida pela Hyundai com 144.
Relativamente aos híbridos plug-in, destacam-se a BMW com 330 viaturas vendidas, a Mercedes-Benz com 199 e a Volvo com 134.
Os números dos dados divulgados pela UVE verificam a tendência da mudança para a mobilidade elétrica e prova que, afinal, os carros elétricos vieram mesmo para ficar.