A Hyundai e a Shell uniram-se numa parceria com o objetivo de expandir a infraestrutura de hidrogénio da Califórnia, em apoio ao crossover de célula de combustível Nexo.
Sob um acordo denominado ‘Projeto Neptuno’, o departamento de infraestrutura de hidrogénio da Shell construirá 48 novas estações e atualizará duas estações existentes no estado norte-americano, de acordo com um comunicado à imprensa da Hyundai. O desenvolvimento começará ainda este ano e, como parte do acordo, a fabricante comprometeu-se com o crescimento das vendas de veículos a hidrogénio para apoiar a expansão da infraestrutura.
A infraestrutura tem sido o principal obstáculo para a adoção de veículos a célula de combustível, mas expandir o número de estações tem-se mostrado mais difícil do que construir novas estações de carregamento para veículos elétricos a bateria.
Dispensar hidrogénio a uma pressão de 70 MPa tem sido o padrão para veículos de passageiros por mais de uma década, mas as estações capazes de reabastecer com essa pressão tem um custo aproximado 2 milhões de dólares.
Um relatório recente projetou 100 estações da Califórnia até o final de 2023 – mas apontou a incapacidade da indústria para cumprir as suas metas nesta área.
A Hyundai, no entanto, permanece otimista sobre o futuro do hidrogénio. No início deste ano, a empresa revelou uma visão ampla abrangendo carros desportivos e drones de carga. Também visa a paridade de preços com veículos elétricos a bateria até 2030.
Veículos comerciais pesados movidos a hidrogénio também entram nos planos do fabricante, juntando-se, recentemente, a outra partes interessadas para definir o padrão de reabastecimento para esse tipo de veículos.
A Califórnia planeia ter 200 postos de abastecimento para 70.000 camiões a hidrogénio, até 2035. Alguns desses camiões serão utilizados pela Hyundai em programas piloto.