Comercializado desde 2019, o primeiro modelo 100% elétrico da gama DS, o DS 3 Crossback E-Tense, beneficia agora de uma evolução, passando a ter uma autonomia de 341 quilómetros, medida de acordo com o ciclo combinado WLTP, representando um aumento de quase 7%.
De acordo com a marca, durante o processo de desenvolvimento, privilegiou-se a utilização real do DS 3 Crossback E-Tense. As evoluções foram realizadas, por exemplo, ao nível da bomba de calor, que passa a integrar um sensor de humidade para aumentar a sua eficiência. Proposta de série, a bomba de calor produz calor por compressão para gerar ar quente, processo que reduz consideravelmente o consumo de energia.
O ganho de autonomia em utilização real requereu, também, a adoção de novos pneus de 17 polegadas Classe A, desenvolvidos pela Continental. Equipado de série na medida 215/60 R17 96H, o pneu Continental EcoContact 6 Q apresenta um novo composto de elevada tecnologia, à base de sílica, para reduzir a resistência ao rolamento e as emissões de ruído.
A DS afirma que a relação de transmissão também foi otimizada para melhorar a eficiência do automóvel, fruto de um desenvolvimento contínuo e das constantes trocas de informações com a equipa campeã de Fórmula E, apoiada pela DS Performance.
Ainda de acordo com o comunicado, a DS Automobiles é a marca multi-energia com a média de emissões de CO2 mais baixa da Europa (100,2 gramas de CO2 por quilómetro, por veículo matriculado na primeira metade de 2021, segundo o ciclo WLTP) com um mix de automóveis eletrificados superior a um terço, graças a uma estratégia de eletrificação implementada desde a sua criação e que levará a que, a partir de 2024, todos os novos modelos da DS Automobiles sejam exclusivamente 100% elétricos.
O DS 3 Crossback E-Tense é comercializado em Portugal a partir de 41.550€.