A bp confirmou os planos para uma nova instalação de produção de hidrogénio verde em grande escala no Nordeste da Inglaterra, que pode fornecer até 500 MW de produção de hidrogénio até 2030.
O projeto HyGreen Teesside será desenvolvido em diferentes fases, esperando-se que os sucessivos níveis de produção respondam a uma procura crescente, e que a experiência adquirida permita reduzir gradualmente os custos de produção. A bp pretende iniciar a produção em 2025, com cerca de 60 MW de capacidade instalada na fase inicial. A decisão final de investimento no projeto será tomada em 2023.
Hygreen Teesside é a mais recente adição ao portfólio da bp no Reino Unido, que inclui 3 GW brutos de energia eólica offshore no Mar da Irlanda. A empresa pretende disponibilizar 16.000 postos de carregamento de veículos elétricos no Reino Unido até 2030.
A bp está a trabalhar juntamente com a indústria, a administração local, como a Tees Valley Combined Authority (“TVCA”), assim como com o governo do Reino Unido para aumentar o ritmo da descarbonização dos transportes.
Espera-se que os projetos de hidrogénio azul e verde da bp em Teesside apoiem o desenvolvimento económico e a requalificação da região, criando empregos de alta qualidade nas fases de construção e operação. Os projetos apoiarão, ainda, a educação local e o desenvolvimento de competências, para estimular uma cadeia de abastecimento de hidrogénio altamente qualificada com base no Reino Unido.
Louise Jacobsen Plutt, vice-presidente sénior da bp, defende que “o hidrogénio de baixo carbono será essencial para a descarbonização de setores industriais difíceis de abater, incluindo o setor dos transportes pesados”. Para Plutt, os projetos HyGreen e H2Teesside “podem ajudar a transformar Teesside no coração verde do Reino Unido, fortalecendo a sua população, comunidades e negócios. Este é exatamente o tipo de energia que queremos criar e, mais importante, entregar”.
Espera-se que o HyGreen Teesside se torne o primeiro grande centro de transporte de hidrogénio do Reino Unido, abrindo caminho para a descarbonização em grande escala do transporte pesado, aeroportos, portos e ferrovias no país.