A Mazda prossegue a sua estratégia particular de eletrificação com o lançamento do novo Mazda2 Hybrid, o primeiro modelo da marca nipónica equipado com tecnologia de propulsão 100% híbrida, que estará disponível na Europa a partir da Primavera de 2022.
No Mazda2 Hybrid 100% híbrido, um motor a gasolina de três cilindros, com uma cilindrada de 1.490 cc e uma potência de 93 cv (68 kW), combina com um motor elétrico de 59 kW, numa potência combinada do sistema de 116 cv (85 kW).
A nova proposta híbrida acelera dos 0 aos 100 km/h em 9,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 175 km/h, registando consumos de 4,0-3,8 l/100 km e emissões de CO2 de 93-87 g/km (dependendo das dimensões das jantes, 16″ ou 15″; ciclo combinado WLTP).
No arranque, o veículo funciona automaticamente em modo EV (100% eléctrico) para, segundo a marca, oferecer um andamento suave, contínuo e silencioso em ambientes urbanos, com zero emissões de CO2, NOx e partículas.
Numa condução normal, o fornecimento de potência é repartido entre o motor a gasolina e o motor elétrico, de forma a otimizar o desempenho e melhorar a eficiência de combustível. Como é de esperar, durante a desaceleração e travagem, a energia cinética é recuperada como energia elétrica, armazenada na bateria.
O nível de potência da bateria é constantemente gerido através de um gerador accionado pelo motor, o que, de acordo com a Mazda, elimina a necessidade de recarregar o sistema a partir de uma fonte externa.
O Mazda2 Hybrid estará disponível no mercado europeu em três versões: Mazda2 Hybrid Pure, Mazda2 Hybrid Agile e Mazda2 Hybrid Select. Nos testes de colisão e segurança passiva realizados pela Euro NCAP, o automóvel regista a classificação máxima de cinco estrelas.
O novo Mazda2 Hybrid representa o mais recente resultado da longa colaboração entre a Mazda Motor Corporation (MMC) e a Toyota Motor Corporation (TMC). Trata-se de um modelo fornecido pela Toyota Motor Europe, subsidiária integralmente detida pela TMC, e será integrado na gama europeia do Mazda2 como um modelo Mazda.
Para a Mazda, este é um modelo de elevada importância e significado, nomeadamente no contexto do compromisso assumido pela marca em cumprir os objectivos estabelecidos no documento ‘Sustainable Zoom-Zoom 2030’, que reflete a visão a longo prazo em termos de desenvolvimento tecnológico. Mais especificamente, este compromisso – em conformidade com o Acordo de Paris – tem como objetivo alcançar uma redução de 50% nas emissões médias de CO2 do produtor ao consumidor (well-to-wheel) da marca até 2030, através da gradual eletrificação da gama, de forma a alcançar a neutralidade carbónica até 2050.