fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

França: mensagens de advertência na publicidade automóvel

Todos os anúncios de carros na França terão mensagens de advertência semelhantes àquelas que são apresentadas em tabaco e álcool. A legislação, que entrará em vigor a partir de março de 2022, inclui três mensagens destinadas a promover alternativas com meios de transporte mais verdes:

Pour les trajets courts, privilégiez la marche ou le vélo: Nos trajetos curtos, privilegie a caminhada ou a bicicleta

Pensez à covoiturer: Considere a boleia 

Au quotidien, prenez les transports en commun: No dia a dia, utilize os transportes públicos

Os anúncios impressos, assim como publicidade televisiva, devem ter o aviso numa caixa que cubra pelo menos 7% do anúncio. Neste último caso, a advertência deve permanecer no ecrã o tempo suficiente para ser lido, ou deve ser falado com clareza. Os anúncios também devem conter o hashtag #SeDéplacerMoinsPolluer (“Opte por um meio de transporte menos poluente”).

As mensagens são apenas o começo de uma campanha mais alargada. Em França, os publicitantes terão que mencionar a classe de emissões dos veículos, muito semelhante ao que acontece com as classificações de alcatrão e nicotina nos cigarros, que encorajaram uma mudança para marcas com níveis considerados menos prejudiciais. A publicidade de veículos de altas emissões será proibida em 2028, estando em conformidade com o objetivo da Comissão Europeia de proibir todos os motores de combustão interna até 2035.

Da mesma forma que se implementou a proibição de fumar em ambientes fechados e até mesmo em restaurantes e bares, já se verifica a proibição ou limitação de condução em algumas ruas em cidades europeias, como Paris.  Lloyd Alter, autor do livro, Living the 1.5 Degree Lifestyle, faz uma analogia entre os combustíveis fósseis e o tabaco: “Os combustíveis fósseis são os novos cigarros” e continua: “São os efeitos externos que motivam a ação; as pessoas importavam-se menos quando os fumadores se prejudicavam a apenas eles do que quando o fumo passivo se tornou um problema”.

Show More