A Kia sagrou-se vencedora entre os construtores no Campeonato FIA de Novas Energias 2021, competição internacional inteiramente dedicada a veículos elétricos e que se desenrola em eventos de regularidade.
Na tabela de pilotos, o vencedor da temporada 2021 foi o espanhol Eneko Conde Pujana, que tripulou um Kia e-Niro.
Este campeonato, que tem a chancela da Federação Internacional do Automóvel (FIA), é exclusivo a veículos elétricos de produção, matriculados e sem qualquer tipo de modificação, permitindo assim que os concorrentes utilizem os seus automóveis destinados à condução quotidiana. Os protótipos também são permitidos, mas apenas se forem de uso diário pelos seus proprietários e homologados para circulação rodoviária dentro da UE.
O Campeonato, também conhecido como ‘E-Rally’, teve em 2021 um total de oito provas, em sete países europeus, entre os quais Portugal, onde se realizou o Oeiras Eco Rally. Eneko Conde Pujana venceu a tirada desta prova europeia no nosso país, tendo ainda levado o seu e-Niro ao primeiro lugar numa das duas provas realizadas em Espanha, assim como no evento da Eslovénia.
O Kia e-Niro é uma das faces visíveis da aposta da Kia na mobilidade sustentável, tendo merecido o reconhecimento com vários prémios nacionais e internacionais. A nova geração deste modelo deverá chegar a Portugal durante o segundo semestre deste ano.
A marca coreana assumiu um compromisso transversal, ao longo de toda a sua cadeia de valor, com a mobilidade sustentável e com a neutralidade carbónica, que pretende alcançar em 2045.