A nova scooter elétrica da Yamaha, a E01, deverá entrar em produção já em 2022. O modelo final foi revelado recentemente pela marca japonesa, que contudo não indicou a data concreta de lançamento, sobretudo devido aos constrangimentos provoados pela pandemia de COVID-19.
Ainda que a Yamaha já tenha produzido uma scooter elétrica, a eVino, a E01 é a primeira que entra na classe acima dos 50 cc. A eVino atingia apenas 44 km/h e tinha uma autonomia de 29 km. A Yamaha E01 aparece agora como um modelo elétrico mais aliciante, categorizada como uma moto de 125 cc, estimando-se uma potência de 11 kW (15 cv).
O modelo E01 não terá uma bateria amovível, mas antes uma bateria incorporada que deve ser carregada na scooter. Deverá ter uma capacidade aproximada de 4 kWh, que pode fornecer uma autonomia de cerca de 100-120 km, dependendo da velocidade de condução.
As scooters elétricas semelhantes costumam ter velocidades máximas de cerca de 90 km/h, embora não haja nenhuma confirmação da Yamaha ainda sobre a velocidade máxima do E01.
As imagens da E01 agora divulgadas mostram uma scooter pronta para entrar em produção, cujo design permaneceu fiel ao protótipo original, apresentado inicialmente no Salão de Tóquio, em 2019.