fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Segunda vida para as baterias da Audi

A Audi e a RWE, empresa alemã que atua na distribuição de gás natural e na produção e distribuição de energia elétrica, estão a abrir, em conjunto, novos caminhos para impulsionar a revolução energética, reutilizando baterias de veículos elétricos em sistemas estacionários de armazenamento de energia. 

A RWE já deu início à instalação de armazenamento de energia em Herdecke, Alemanha, que utiliza baterias de ião lítio usadas provenientes de automóveis elétricos da Audi. Com o apoio de 60 sistemas de bateria, sistema de armazenamento está instalado na central hidroelétrica da RWE no lago Hengstey e poderá armazenar temporariamente cerca de 4,5 MWh de eletricidade.

As baterias usadas utilizadas no projeto são provenientes de veículos Audi e-tron. Após a sua primeira vida no carro, ainda têm uma capacidade residual de mais de 80%, tornando-as adequadas para uma ‘segunda vida’ em sistemas estacionários de armazenamento de energia. Dependendo do tipo de utilização, estas baterias ainda têm até mais dez anos de vida útil. Além disso, são significativamente mais baratas do que as novas células. desta forma, as emissões de carbono geradas durante a produção das baterias são distribuídas de forma sustentável ao longo de duas ‘vidas’ (uma no carro e outra para armazenamento estacionário de eletricidade).

Oliver Hoffmann, membro do Conselho de Desenvolvimento Técnico da Audi AG, afirma que a mobilidade neutra em carbono é o objetivo final da marca dos quatro anéis, mas as aspirações da empresa vão além desta meta, reforçando que a marca está a “avançar no desenvolvimento da mobilidade sustentável por meio de colaborações com parceiros do setor da energia. Esta parceria com a RWE visa demonstrar as possibilidades que existem para o uso amigável de recursos de baterias de alta voltagem de segunda vida e a sua integração inteligente na rede elétrica do futuro”. Hoffmann anuncia ainda que “já estamos com o pensamento no tempo após esta fase de utilização e a intensificar os nossos esforços para garantir que as baterias sejam recicladas de forma eficaz”.

Já Roger Miesen, CEO da RWE Generation SE, comentou: “O armazenamento em grande escala da bateria desempenha um papel essencial na revolução energética. São necessárias tecnologias de armazenamento flexíveis para compensar as flutuações de curto prazo nas energias renováveis e, ao mesmo tempo, para regularizar a rede. Os sistemas de armazenamento de bateria são ideais para esta finalidade”.

A RWE já construiu, na sua central hidroelétrica em Herdecke, um pavilhão de 160 m2 para albergar os 60 módulos de bateria, cada um com um peso aproximado de 700 quilos. A instalação dos sistemas de bateria dentro do pavilhão foi concluída em outubro, enquanto a operacionalidade de componentes individuais aconteceu a partir de novembro.

A RWE espera começar a comercializar a capacidade de armazenamento do seu sistema de armazenamento no início de 2022. Inicialmente para dar suporte à rede elétrica como parte da manutenção de frequência. Depois disso, a empresa planeia testar com flexibilidade outras opções de marketing.

Show More