A Volvo Car Noruega anunciou que, a partir de agora, apenas irá comercializar modelos Recharge. Esta aposta total na gama Recharge, a que se referem os automóveis plug-in hybrid e 100% elétricos da Volvo, justifica-se pela forte aceitação destes modelos no país – em 2021 representaram 96% das vendas totais.
De acordo com os dados da Information Council for the Road Traffic – Norway, no ano transato apenas 12% das viaturas novas matriculadas na Noruega não tinham qualquer componente de eletrificação, sendo a taxa de modelos 100% elétricos de 65%.
A transformação elétrica no país nórdico tem sido incrivelmente rápida. A mudança tem sido alavancada por vários incentivos fiscais, estacionamento gratuito para modelos elétricos e suportada por um número crescente de estações de carregamento. Os automóveis elétricos podem também circular nas vias exclusivas para transportes públicos.
A tendência de eletrificação deverá reforçar-se, uma vez que o parlamento norueguês já decidiu que, a partir de 2025, só serão permitidas vendas de novos automóveis que produzam emissões zero.