A Stellantis desvendou o seu plano estratégico para a próxima década, o Dare Forward 2030. A Stellantis compromete-se a tornar-se campeã do setor automóvel contra as alterações climáticas, alcançando a neutralidade carbónica até 2038.
Carlos Tavares, CEO da Stellantis, garante que “a Stellantis será a campeã da indústria na mitigação das alterações climáticas, tornando-se neutra em carbono até 2038, com uma redução de 50% até 2030. Assumir um papel de liderança na descarbonização, bem como um passo decisivo na economia circular, é o nosso contributo para um futuro sustentável”.
Carlos Tavares continuou: “Como parte dessa liderança, estamos a preparar-nos para que 100% das vendas na Europa e 50% das vendas nos Estados Unidos sejam de veículos elétricos a bateria (BEV) até ao final desta década. Planeamos ter mais de 75 modelos BEV e alcançar vendas anuais globais de BEV na ordem dos cinco milhões de veículos até 2030”.
A par destes planos, Carlos Tavares mencionou também o lançamento do primeiro SUV totalmente elétrico da marca Jeep no início de 2023 e fez uma antevisão da nova pick-up BEV, a Ram 1500, que chegará em 2024.
Os principais pilares do plano Dare Forward 2030 são ‘Fundação’, ‘Tecnologia’, ‘Cuidar’, ‘Valor’ e ‘Finanças’. O primeiro (‘Fundação’) passa pela diversidade, excelência operacional e um portefólio de produtos dedicados. Quanto à ‘Tecnologia’, a Stellantis afirma ter como ambição abraçar ideias de rutura para oferecer uma mobilidade inovadora, limpa, segura e acessível. Para isto, a empresa planeia, entre outras, aumentar a capacidade planeada para baterias de 140 gigawatt-hora (GWh) para aproximadamente 400 GWh e expandir a tecnologia de pilhas de combustível a hidrogénio para os grandes furgões em 2024.
O pilar ‘Cuidar’ relaciona-se com a responsabilidade ética, através do qual a Stellantis declara procurar garantir um futuro sustentável de mobilidade para os clientes, para os colaboradores e para o planeta. Para isto, a Stellantis planeia a redução em 50% das emissões de carbono até 2030, em comparação com as métricas de 2021, a caminho da neutralidade carbónica até 2038, uma unidade de negócio de Economia Circular numa abordagem cradle-to-cradle, ter pelo menos 35% das funções de liderança ocupadas por mulheres e lançar academias de ‘Software’, ‘Dados’ e ‘Eletrificação’.
Quando ao ‘Valor’, a ambição da Stellantis passa por ser líder na criação de valor para todos os stakeholders, com uma mentalidade empreendedora no qual se integra a liderança no mercado de veículos comerciais alimentada por 26 novos lançamentos e ofertas elétricas em todos os segmentos, incluindo a nova Ram 1500 BEV.
Através do pilar ‘Finanças’, a Stellantis irá gerir o período de transição para a eletrificação, ao mesmo tempo que garante margens de Lucro Operacional Ajustado de dois dígitos para maximizar o valor junto dos acionistas.
Nas palavras de Carlos Tavares, a empresa pretende “ser o número 1 na satisfação dos clientes pelos [seus] produtos e serviços em todos os mercados”, ao mesmo tempo que é “um lugar extraordinário para trabalhar e um íman para as pessoas com a vontade de melhorar a vida dos clientes, libertando todo o [seu] potencial para o futuro digital e eletrificado”.