A smart apresento o seu primeiro SUV, o smart #1, como “um companheiro”, mais do que propriamente um carro, pensado para se adaptar aos diferentes estilos de vida dos consumidores.
Adulto, cool, encantador e inteligente são os adjetivos escolhidos pelo diretor de Design da Mercedes-Benz, Gorden Wagener, para caracterizar o smart #1, sublinhando ainda que “representa um novo começo para a marca”.
Com um ambiente de aplicações dedicado e uma interface de utilizador personalizável para informações e entretenimento, o automóvel adota uma tecnologia centrada no ser humano para ligar pessoas, locais e experiências virtualmente e na vida real. Na sua interface de utilizador, o novo smart irá incluir um avatar como companheiro inteligente com controlo de voz baseado em IA que se liga ao ecossistema interconectado do automóvel, à aplicação smart e às clouds de dados.
Uma arquitetura de computação centralizada garante atualizações dinâmicas através do ar (Over The Air), para que mais de 75% de todas as ECU (Eletronic Control Unit) no automóvel possam ser continuamente atualizadas remotamente.
As especificações de lançamento do smart #1 revelam uma performance máxima de 200 kW e a capacidade de carregamento com corrente alternada (CA) a partir de 10-80% com 22 kW em 3 horas. Com o carregamento super-rápido de corrente contínua (CC), isto pode ser realizado em menos de 30 minutos.
No interior, destaca-se, ao centro, uma consola central flutuante para maximizar a eficiência do espaço, para o qual contribui o teto panorâmico com anel de luz. O ecrã tátil tem 12,8 polegadas com opção de 1920 ou 1080 píxeis.
O espaço interior é destaca-se face aos veículos anteriores da marca. Este é mais espaçoso e a capacidade da bagageira é variável, já que o banco traseiro é deslizante, aumentando-a.
Com tração às rodas traseiras, dispõe de 272 cv, 343 Nm de binário e uma velocidade máxima limitada eletronicamente aos 180 km/h.
Os preços ainda não são conhecidos, mas a marca avança que se enquadrarão nos do seu segmento.
Dirk Adelmann, CEO Smart Europe GmbH, mostra-se orgulhoso em apresentar a versão de produção do smart #1, pois, nas suas palavras, “não é apenas um símbolo da nova abordagem da smart, mas é também o núcleo de todas as coisas que estão para vir. Com a renovação da marca, vamos concentrar-nos ainda mais numa experiência de mobilidade sem lacunas”.