fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Aiways chega a Portugal

A Aiways acaba de iniciar a sua atividade no mercado português. Representada em Portugal pelo grupo Astara, a marca assinala o arranque das suas operações com a comercialização do U5, um SUV 100% elétrico, disponível para venda a partir do mês de junho.

O U5 é o primeiro modelo da Aiways e inicia comercialização em Portugal com o nível de equipamento mais completo, designado Prime. O preço com campanha de lançamento ronda os 47.000€, havendo ainda um preço especial para frotas. O Aiways U5 é disponibilizado com uma garantia de fábrica geral de 5 anos/150 000 km e de 8 anos/150 000 km para as baterias.

A marca afirma que o Aiways U5, com um habitáculo e espaço de carga pensados para as viagens em família, apresenta níveis de conectividade e inteligência artificial nunca antes disponibilizados num automóvel desta classe e nesta faixa de preço. A Aiways declara que esta é uma das características diferenciadoras com que chega ao cada vez mais competitivo mercado dos EV na Europa.

A bateria de 63 kWh oferece uma autonomia de cerca de 400 km (circuito urbano WLTP) e é compatível com sistemas de carregamento rápido com corrente contínua (DC). Na modalidade de carregamento rápido, a bateria pode passar dos 20% aos 80% de carga em 35 minutos, usando um carregador de DC (90kW). Os carregamentos dos 0% aos 100% levam menos de 10 horas com um carregador de AC (6,6 kW, Tipo 2).

O motor elétrico debita 150 kW (204 cv) e 310 Nm de binário, proporcionando uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 7,8 segundos.

A Aiways é a primeira start-up de automóveis elétricos chinesa a entrar na Europa, e prossegue deste modo o seu plano de expansão no velho continente, onde está presente em outros nove mercados: Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Itália, Holanda, Suécia e Suíça.

O Administrador da Astara em Portugal, Francisco Geraldes, assinala que “a chegada de uma marca jovem e inovadora como a Aiways, encaixa na perfeição na nossa estratégia de fornecimento de soluções de mobilidade sustentável. Estamos totalmente comprometidos com o forte plano de expansão da marca e acreditamos que a gama de modelos 100% elétricos, a começar já pelo U5, dispõe de todos os argumentos para se tornar um caso de sucesso no mercado nacional. Os excelentes indicadores do primeiro ano de atividade em diversos países europeus, onde superou concorrentes desde há muito estabelecidos, vêm reforçar as nossas expectativas”.

A comercialização dos modelos da Aiways em Portugal vai assentar num sistema híbrido de vendas, através da plataforma online da marca ou da rede física de agentes, solução que a empresa acredita permitir atingir rapidamente uma base de clientes ampla e aumentar a sua notoriedade. Em termos de rede física, a marca está nesta fase inicial já representada pela Univex, em Lisboa, e pela CAM, no Porto, prevendo-se para breve o alargamento a outros agentes espalhados pelo território nacional.

A assistência após-venda da Aiways será assegurada pela Astara e respetiva rede, recorrendo, caso necessário, a um sistema de apoio rápido de âmbito internacional, que assegura entregas de peças em até três dias em qualquer mercado europeu. Este sistema assenta no investimento que a Aiways realizou num armazém de 12 mil metros quadrados que comporta mais de 600 referências de peças de substituição, localizado nos arredores de Amesterdão, nos Países Baixos, e inaugurado em novembro de 2020.

A marca afirma que, em linha com o investimento que tem vindo a realizar à escala global, centrado no lançamento em novos mercados, no desenvolvimento de produto e na mobilidade sustentável focada na experiência do utilizador e nas capacidades digitais da marca, prevê introduzir um novo modelo a cada ano civil, a começar com o U6 SUV-Coupé já em 2022.

O objetivo é atingir um volume de vendas de cinco dígitos na Europa durante o segundo ano de atividade no continente. Com o aumento da procura e da notoriedade da marca, a Aiways acredita que irá também crescer a possibilidade de parcerias com as empresas de leasing e frotas que pretendam disponibilizar escolhas de mobilidade isenta de emissões. 

Show More