fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Cisco lança aplicação para diminuir desperdício de hardware

Em 2019, apenas 39% dos resíduos elétricos e eletrónicos da Europa foram reciclados. No entanto, por cada tonelada de resíduos reciclados podem evitar-se duas toneladas de emissões de CO2. Para responder a este problema, a Cisco anunciou o lançamento de uma nova aplicação, denominada Send IT Back, uma ferramenta para a reutilização de tecnologia, de modo a facilitar a adesão dos clientes à economia circular. Disponível na União Europeia, no Reino Unido e nos EUA, permite aos clientes devolveros seus produtos de hardware em fim de vida.

Através dos seus programas de recolha e reutilização de produtos, a Cisco recolhe o hardware dos clientes de forma gratuita e encaminha-o para a sua próxima função. Para marcar uma recolha de equipamento, os clientes devem descarregar a versão iOS ou Android da aplicação Send IT Back e fotografar os dispositivos que desejam devolver.

A WWT, fornecedora de soluções tecnológicas, utiliza a Send IT Back para agilizar os seus serviços de logística inversa, aumentando a capacidade de prever e agendar os envios dos produtos e simplificando o processo de recolha, registo e armazenamento de equipamento para descartar. Outro dos primeiros utilizadores desta aplicação é o fabricante de automóveis. Audi. 

Katie Schindall, Global Director, Circular Economy da Cisco, afirmou: “Estamos a trabalhar para incorporar princípios de economia circular no nosso negócio e em todas as fases do ciclo de vida dos produtos. Isto inclui também a melhoria da experiência de cliente, de forma a impulsionar o aumento das devoluções de produtos para reparação e reutilização. É mais mais crítico do que nunca que a indústria tecnológica tome medidas para reduzir os recursos que consome e o desperdício que gera. Criar tecnologia sustentável é fundamental para alcançar o nosso objetivo de habilitar um futuro inclusivo para todos”.

De acordo com o comunicado, nos últimos 15 anos a Cisco tem levado a cabe esforços para reduzir o seu impacto ambiental, e atualmente reutiliza ou recicla 99.9% dos produtos devolvidos. A empresa estabeleceu o objetivo de produzir, até 2025, 100% dos seus novos produtos e embalagens a partir de princípios de design circular, que englobe desmontagem, reparação e reutilização.

Atualmente a sua estratégia de economia circular centra-se em cinco áreas principais: design circular em produtos e embalagens; operações circulares, reduzindo o consumo energético e utilizar fontes renováveis, consumo circular, soluções circulares, introduzindo soluções tecnológicas que criem valor de economia circular; e liderança no ecossistema, apoiando políticas públicas que promovam a economia circular na indústria.

A Cisco está também comprometida com alcançar as emissões líquidas zero até 2040, objetivo que abrange todos os alcances das emissões, incluindo as que são geradas pelas operações diretas da Cisco, pela sua cadeia de abastecimento e pela utilização dos seus produtos.

Show More