A Kia estableceu uma parceria com a The Ocean Claenup, organização sem fins lucrativos sediada nos Países Baixos, para a exploração conjunta de soluções que contribuam para tornar mais eficaz a limpeza dos oceanos, contribuindo assim para um futuro mais sustentável.
Formalizando uma ligação de sete anos, o protocolo foi assinado na sede da Kia, em Seoul, pelo presidente e CEO da Kia Corporation, Ho Sung Song, e pelo fundador e CEO da The Ocean Cleanup, Boyan Slat.
A The Ocean Cleanup é uma organização que desenvolve e tecnologias capazes de remover plástico dos oceanos, através da sua captura a montante, ainda nos rios, bem como daquele que já se encontra acumulado no mar. Para a captura direta no mar, a organização está a desenvolver sistemas de grande amplitude que permitem a sua concentração, preparando-o para remoção periódica. De forma a diminuir a quantidade de plástico que chega ao mar através dos rios, a The Ocean Cleanup desenvolveu uma solução filtrante designada Interceptor, que captura e extrai objetos de plástico das águas fluviais, evitando que cheguem aos oceanos.
Enquanto parceiro global oficial, a Kia vai prestar apoio financeiro às operações de remoção de plástico dos oceanos e à construção de vários dispositivos Interceptor. Paralelamente, a marca pretende criar um sistema de circulação de recursos que visa evitar que o plástico recolhido acabe novamente no ambiente, através da sua integração nos processos de produção.
No âmbito deste acordo, a Kia irá ainda fornecer quatro veículos elétricos (um EV6 e três Niro EV) à sede da organização, localizada nos Países Baixos. Por seu turno, a The Ocean Cleanup fornecerá à Kia uma parte do plástico recolhido e partilhará com a marca os resultados dos seus estudos e outros dados relevantes sobre a diminuição da poluição relacionada com aquele material.
“A visão da Kia quanto a um futuro sustentável não reside apenas no desenvolvimento dos seus modelos e respetivas áreas de produção – foca-se também na promoção de transformações positivas para o planeta”, sublinhou Ho Sung Song. “A Kia vai continuar a apoiar movimentos inspiradores através de parcerias com entidades como a The Ocean Cleanup, que apresentem tecnologias e ideias inovadoras”, acrescentou o CEO do fabricante coreano.
Boyan Slat, fundador e CEO da The Ocean Cleanup, afirma por seu lado que “o plástico não é intrinsecamente um material mau, mas devemos usá-lo de uma forma responsável. Além da limpeza propriamente dita, queremos demonstrar, em conjunto com a Kia, como o plástico reciclado pode ser usado de forma sustentável. Esperamos conseguir inspirar outras empresas e entidades a fazer o mesmo. O objetivo é garantir que o plástico que recolhemos não acaba novamente a poluir o ambiente e em simultâneo aproveitar o seu valor para apoiar ainda mais os nossos esforços de limpeza”.
Esta parceria é chave na visão empresarial da Kia, que tem por fim a sua afirmação como fornecedor de soluções de mobilidade sustentável. A marca planeia aumentar a sua percentagem de reutilização de plástico para os 20% até 2030, ao mesmo tempo que espera contribuir ainda mais para a proteção do ambiente através da criação e ativação de um ‘Ciclo de Reciclagem Virtuoso’, que diminuirá o impacte ambiental do desmantelamento de veículos em fim de vida.
O novo Niro, apresentado no Salão da Mobilidade de Seoul em novembro de 2021, utiliza materiais sustentáveis desenvolvidos a partir de papel de parede reciclado, folhas de eucalipto e tinta à base de água para minimizar o seu impacte no ambiente e diminuir o desperdício. A Kia planeia expandir a aplicação de materiais amigos do ambiente a um crescente número de componentes dos seus automóveis, assim como deixar de utilizar couro de origem animal em toda a gama.