Na sexta-feira, 13 de maio, teve lugar a apresentação oficial em Portugal do smart #1, o novo SUV 100% elétrico da smart, modelo revelado no início de abril que marca o início do processo de renovação da marca alemã, agora uma joint-venture entre a Mercedes-Benz e a Geely focada na comercialização de modelos exclusivamente elétricos produzidos na China.
Tong Xiangbei, CEO da smart Automobile Co. Ltd., diz: “Sendo o primeiro da família de veículos totalmente elétricos da nova geração, o novíssimo smart #1 é a personificação perfeita desta renovação. Agora, a smart entrou numa nova fase de desenvolvimento a toda a velocidade, impulsionada ainda mais pela nossa estratégia empresarial dual-home da Europa e da China. A nossa equipa, que trabalha na Europa e na China, está a fazer progressos fantásticos e estamos extremamente confiantes de que o mercado global irá acolher a oferta única e superior de mobilidade urbana totalmente elétrica da smart”.
“O novo smart #1 representa um novo começo para a marca smart e revela o nosso novo ADN de design”, afirma, por sua vez, Gorden Wagener, Diretor de Design da Mercedes-Benz Group AG. “É adulto, cool e incorpora a beleza com soluções inteligentes. Portanto, é novo, fresco e encantador. O nosso novo smart #1 tem o potencial de tornar a smart uma marca líder em design”.
A forma do smart #1 é, segundo a marca, caracterizada por um novo design, nova tecnologia e uma nova abordagem para criar um modelo urbano. O exterior é “inovador e avançado”, incluindo elementos como puxadores das portas elétricos ocultos, consola central flutuante, luz ambiente personalizável (64 cores e 20 nívels de iluminação), sistema áudio premium (com amplificador e 13 altifalantes, incluindo subwoofer) portas sem moldura e teto panorâmico, aspetos que a marca afirma não serem expectáveis num automóvel desta categoria.
Além do design, a smart destaca a conectividade e o enfoque no utilizador como um dos pontos mais fortes do novo smart #1. O ambiente de aplicações dedicado e uma interface de utilizador personalizável para informações e entretenimento – navegação, climatização, luzes e som, bem como a maior parte das funções do veículo – é acessível através do ecrã tátil de 12,8″: Existe ainda um painel de instrumentos digital Full HD de 9.2″ e um Head Up Display de 10″.
O interface do utilizador irá incluir um avatar como companheiro inteligente, com controlo de voz baseado em IA que se liga ao ecossistema interconectado do automóvel, à aplicação smart e às clouds de dados – “tudo ligado com o smart ID pessoal e protegido pelos mais elevados padrões de encriptação de segurança cibernética”. De acordo com a marca, os produtos e serviços conectados formam um ecossistema coerente, intuitivo e adaptado. Mais de 75% de todas as ECU (Eletronic Control Unit) do automóvel podem ser continuamente atualizadas remotamente.
O smart #1 está equipado com um motor elétrico de 200 kW (272 cv) no eixo traseiro, que disponibiliza um binário máximo de 343 Nm. A velocidade máxima é de 180 km/h. A bateria de 66 kWh permite uma autonomia (WLTP) de 420 km e admite carregamentos CA até 22 kW (10%-80% em cerca de 3 horas), e CA até 150 kW (10%-80% em cerca de 30 minutos).
A nível de sistemas de assistência à condução (smart Pilot), o smart #1 inclui controlo da velocidade de cruzeiro adaptável com função Stop & Go, sistema ativo de manutenção na faixa de rodagem, assistência à monitorização de ângulos mortos, assistência à condução em autoestrada e engarrafamentos, auxiliar de estacionamento automático, e assistência aos faróis de máximos. Destaque ainda para os 7 airbags.
Apesar da aposta na criação de um ecossistema digital “que coloca a experiência em primeiro lugar e redefine o conceito de comércio e mobilidade diária”, a smart não vai deixar cair a venda física a retalho. A marca alemã afirma antes que pretende proporcionar uma “experiência omnicanal”, com alternância entre online e offline, em que os clientes escolhem quando e onde recolhem informações ou efetuam a compra.
A este propósito, Dirk Adelmann, CEO da smart Europe GmbH, declara: “Na Europa, a smart trabalha em estreita colaboração com parceiros estratégicos em que há muito confiamos para criar a rede mais adequada e com a dimensão exata. Com um novo visual, os showrooms da smart refletem o ADN do novo design e o aspeto de alta qualidade da marca smart, dando as boas-vindas aos clientes para experimentarem os novos veículos smart”.
O smart #1 está em processo de homologação da UE, que a marca espera ver concluído durante o segundo semestre de 2022.