A maior fábrica de reciclagem de baterias da Europa, Hydrovolt, entrou recentemente em funcionamento. A nova central de reciclagem de baterias tem capacidade para processar 12.000 toneladas de baterias por ano, ou cerca de 25.000 baterias de veículos elétricos, o suficiente para cobrir a totalidade do atual mercado de baterias em fim de vida na Noruega.
A fábrica resulta uma joint-venture entre duas empresas norueguesas – a Hydro, um dos maiores fornecedores de alumínio do mundo, e o fabricante de baterias Northvolt, que tem atualmente fábricas de baterias na Suécia e na Alemanha.
A Hydrovolt afirma que pode recuperar 95% dos materiais usados numa bateria de um veículo elétrico, incluindo plásticos, cobre, alumínio e ‘massa negra’, o pó resultante da reciclagem que contém vários elementos utilizados nas baterias de ião-lítio – níquel, manganês, cobalto e lítio.
O projeto prevê que as empresas envolvidas na joint-venture obtenham benefícios dos fluxos de materiais resultantes. A Hydro ganha acesso ao alumínio reciclado, que necessita apenas de cerca de 5% da energia utilizada na produção de alumínio primário. A Northvolt, por sua vez, terá acesso aos restantes materiais resultantes do processo de reciclagem, que poderão ser extraídos da massa negra e utilizados novamente na produção de novas baterias nas fábricas da empresa na Europa.
A Northvolt pretende que, até 2030, 50% das matérias-primas utilizadas na produção de novas baterias sejam obtidas a partir de baterias recicladas até 2030. Por este motivo, a joint-venture planeia expandir a capacidade de reciclagem a toda a Europa. No entanto, a escolha da Noruega para dar início às operações não é despiciendo: por causa da liderança do país na adoção de veículos elétricos, mais baterias estão a chegar ao fim da sua vida útil lá do que em qualquer outro país.
A Hydrovolt espera que, com a expansão a toda a Europa, possam atingir uma capacidade de reciclagem de 70.000 toneladas de baterias até 2025, crescendo para 300.000 toneladas até 2030.