Um novo SUV elétrico movido a pilha de combustível de hidrogénio, desenhado pela famosa casa de design italiana Pininfarina, fará a sua primeira aparição no Paris Motor Show deste ano, no outono. Denominado NamX HUV (High Utility Vehicle), o novo automóvel apresenta um sistema inovador patenteado, que integra um tanque de hidrogénio fixo e seis cápsulas amovíveis, para uma autonomia de cerca de 800 km. Os tanques são montados na traseira do veículo e podem ser trocados em minutos, com um serviço de entrega de cápsulas de combustível ao domicílio.
O primeiro veículo da start-up NamX chegará ao mercado em 2025 em duas versões: o modelo básico, com tração traseira, terá uma potência de 296 cv; aceleração de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos, e uma velocidade máxima de 200 km/h. A opção mais desportiva, denominada GTH, terá tração integral, uma potência de 552 cv, cumprirá a aceleração 0-100 km/h em 4,5 segundos, e terá uma velocidade máxima limitada a 250 km/h. Os preços anunciados deverão oscilar entre 65.000€ e 95.000€.
A start-up NamX, sediada em França, apresenta-se como um “empreendimento industrial e tecnológico afro-europeu” que visa acelerar o desenvolvimento de veículos de pilha de combustível de hidrogénio. De acordo com o comunicado, a NamX é administrada por um grupo de especialistas e veteranos da indústria automóvel, com experiência em marcas como, por exemplo, a Renault.
Segundo o comunicado da Pininfarina, “[f]ascinado pela ficção científica, [o fundador da NamX] Thomas de Lussac optou por dar ao veículo uma forma vanguardista e voltada para o futuro. A sua preferência pelo pelo design americano dos anos 50 e 60, a sua predileção pelo ‘Muscle Car’, inspiraram-no a criar um carro que vai contra o design atual, suave e convencional dos carros elétricos”.
Os clientes podem registrar seu interesse pelo novo modelo no site da NamX, antes do lançamento no último trimestre de 2025.