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Lancia renasce como marca elétrica

Depois de vários anos concentrada apenas em Itália, a Lancia vai voltar aos mercados europeus com uma clara aposta na eletrificação. A marca do grupo Stellantis anunciou novas nomeações em vários países estratégicos do velho continente, o primeiro passo da operacionalização do plano estratégico aprovado em setembro de 2021.

O plano estratégico da Lancia, com um horizonte de dez anos, terá início em 2024. A partir de 2026 apenas serão lançados veículos 100% elétricos e a partir de 2028 apenas serão vendidos veículos 100% elétricos.

Daqui a dois anos, a marca italiana vai comelar por lançar o novo Lancia Ypsilon, modelo que terá cerca de quatro metros de comprimento, posicionando-se no segmento B, e será lançado com um propulsor 100% eletrificado. Em 2026 chegará o novo porta-estandarte, com 4,6 metros de comprimento, que permitirá à marca entrar no maior segmento da Europa. O ano de 2028 será o ano da chegada do novo Delta, com 4,4 metros de comprimento: um automóvel “esculpido e musculado, com linhas geométricas, que atrairá os entusiastas do automóvel em toda a Europa”, nas palavras do comunicado divulgado pela Lancia.

Estes três novos modelos permitirão abranger 50% do mercado e espera-se que contribuam para melhorar o desempenho da Stellantis nos segmentos premium e de luxo, tal como estabelecido no plano estratégico ‘Dare Forward 2030’ do grupo.

Além da aposta clara na eletrificação, a marca anunciou também que os seus novos automóveis farão uso de uma ampla utilização de materiais inovadores, o que fará da Lancia a marca da Stellantis com a maior percentagem de utilização de material reciclado: 50% de superfícies táteis serão produzidas a partir de materiais ecossustentáveis.

O comunicado avança ainda que, dentro dos novos automóveis, os clientes encontrarão “um estilo de elegância tipicamente italiano”, inspirado nos materiais exclusivos dos veículos importantes da sua história, como o Gamma, Thema e Flavia. Os veículos Lancia da próxima geração irão ainda proporcionar um ambiente confortável com tecnologias simples e intuitivas a bordo. Uma nova interface “virtual minimalista e inteligente” S.A.L.A. – Sound Air Light Augmented (sala significa, em italiano, sala de estar), será a porta para os utilizadores controlarem as funções do habitáculo do seu automóvel, desde o sistema de som até ao ar condicionado e iluminação, através de um comando único.

Luca Napolitano, CEO da marca Lancia, declara: “A Lancia está agora a entrar na Europa, dando um primeiro passo para se tornar uma marca credível e respeitada no segmento premium. O nosso plano a dez anos, aprovado em setembro passado, está agora a tomar forma, passo a passo. Somos a marca italiana da elegância e este é o nosso Renascimento. A inovação e o design intemporal sempre foram os nossos valores fundamentais, aos quais pretendemos acrescentar a sustentabilidade, a concentração no cliente e a responsabilidade, porque olhamos para o futuro com grandes ambições”.

O plano prevê ainda um modelo de distribuição “inovador”, com 50% das vendas feitas online. Ao mesmo tempo, a Lancia não irá abandonar o retalho tradicional, anunciando a abertura de 100 novos concessionários em 60 grandes cidades europeias.

A marca italiana nomeou brand managers para cinco mercados estratégicos na Europa – França, Alemanha, Espanha, Bélgica e Luxembrugo, e Países Baixos. Os critérios que levaram à seleção dos países, segundo a Lancia, foram “o amor e a paixão” pelo conceito Made in Italy (com Espanha, Bélgica e França à cabeça), relevância das vendas online (Países Baixos e Alemanha na liderança deste indicador; e a dimensão do segmento B premium, com todos estes países a ocuparem os cinco primeiros lugares. Os restantes mercados estão englobados na região ‘Europa Alargada’.

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