A Nissan anunciou hoje uma parceria com o aventureiro britânico Chris Ramsey para levar a cabo a primeira aventura de condução totalmente elétrica do Polo Norte magnético ao Polo Sul.
Com partida em março de 2023, a expedição Polo-a-Polo, idealizada por Ramsey, levá-lo-á, com a sua equipa, a bordo de um Nissan Ariya e-4ORCE, numa viagem de mais de 27.000 km através de várias regiões – do Ártico até à Antártida, através do continente americano –, com as amplitudes térmicas previstas a situarem-se entre -30ºC e 30ºC.
Chris Ramsey será a primeira pessoa do mundo a conduzir de polo a polo, e utilizará para o efeito um Nissan Ariya e-4ORCE modificado. O veículo será reforçado a nível de jantes, pneus e suspensão, para enfrentar os vários desafios do percurso, desde paisagens glaciais cobertas de neve, montanhas íngremes e vastas áreas de dunas desérticas. Um segundo Nissan Ariya e-4ORCE não modificado atuará como veículo de apoio durante a travessia do continente americano.
O e-4ORCE é a tecnologia de tração integral mais avançada da Nissan. A marca afirma que é capaz de gerir com precisão a potência e o desempenho em travagem, conferindo ao veículo maior estabilidade e, assim, aumentar a confiança do condutor em diferentes superfícies, incluindo estradas molhadas e com neve, sem necessidade de adaptação do estilo de condução.
Chris Ramsey comentou: ” A nossa missão é mostrar que os veículos elétricos podem enfrentar os ambientes mais severos – do frio intenso dos polos às selvas quentes e húmidas da América do Sul, e ilustrar o quão emocionantes são de conduzir, ao mesmo tempo que correspondem às necessidades diárias dos condutores de todo o mundo. É fantástico ter uma marca global tão importante e inovadora como parceiro da nossa expedição”.
Esta não é a primeira expedição totalmente elétrica de Chris Ramsey, que já se aventura nos sítios mais remotos do planeta com veículos elétricos. Em 2017, ele e a sua mulher Julie tornaram-se a primeira equipa a completar o Mongol Rally num automóvel 100% elétrico – mais de 16.000 km em 56 dias a bordo de um Nissan Leaf.
De acordo com a Nissan, esta aventura de alto perfil apoia a sua estratégia ‘Nissan Ambition 2030’, o plano de longo prazo da empresa nipónica para responder à evolução da mobilidade, com a eletrificação como foco central.