A instalações de Lisboa da Astara, representante nacional da Kia, serão palco, na próxima sexta-feira, dia 9 de setembro, do final do ‘Driven To Extremes Euro EV Marathon’, evento que vai trazer um Kia EV6, 100% elétrico, desde Oslo, na Noruega, até à capital portuguesa, em apenas 120 horas.
Realizada em regime de contrarrelógio e com um total de 5.800 km para percorrer ao longo de 15 países, a iniciativa recria um teste de resistência empreendido pelo antigo piloto Stirling Moss há 70 anos, na altura considerado um feito histórico do mundo automobilístico.
A ação inédita, cuja partida de Oslo teve lugar na segunda-feira, irá tirar partido da autonomia e da tecnologia de carregamento rápido do Kia EV6 para completar a aventura, que será a primeira realizada por um veículo totalmente elétrico em modo contínuo.
A equipa que vai efetuar a viagem, constituída por três elementos da organização Max Adventures, realizou recentemente a ‘Fen to Fell’, um traçado de 336 quilómetros desde as estradas mais baixas até às mais altas da Grã-Bretanha, igualmente a bordo de um Kia EV6, que conseguiu cumprir o trajeto com uma só carga, deixando ainda uma autonomia restante estimada de 172 quilómetros.
A maratona ‘Driven to Extremes Euro EV’ recria a aventura empreendida por Stirling Moss em 1952, destinada a promover o então novo modelo de quatro portas Humber Super Snipe. Na altura, o lendário piloto de competição, juntamente com três amigos, passou por 15 países europeus em menos de cinco dias.
O desafio de 2022 irá terminar no Dia Mundial do Automóvel Elétrico, que se celebra a 9 de setembro. O percurso será composto por etapas com cerca de 320 km e será utilizada a rede pública europeia de carregamento.
De acordo com a Kia, o EV6 ‘Air’ reúne um conjunto de características para enfrentar a maratona de 5.800 km, começando pela autonomia de 527 km numa só carga (norma WLTP. O espaço do habitáculo espaçoso e larga distância entre eixos tornarão confortável esta viagem de 120 horas, enquanto a tecnologia de carregamento ultrarrápido (de 800 V) manterá as paragens nos postos de carregamento limitadas ao mínimo. A bateria do EV6 pode ser carregada dos 10 aos 80% em apenas 18 minutos com um carregador de 350 kW, ou em 1 hora e 13 minutos usando um dispositivo de 50 kW. Os pontos de paragem ideais ao longo do percurso serão selecionados pelo sistema de gestão do EV6.
Para aumentar as hipóteses de completar o desafio a tempo, a equipa utilizará também o ‘Kia Charge’, que disponibiliza acesso instantâneo a mais de 300 mil postos de carregamento em 29 países europeus, a partir de uma única conta.
O líder do projeto e fundador da Max Adventures, Mac Mackenney, referiu: “Pretendemos mostrar como é possível cobrir uma enorme distância num curto espaço de tempo utilizando um veículo elétrico, e que os automóveis deste tipo, bem como a infraestrutura de carregamentos, já se encontram disponíveis. O Kia EV6 foi a escolha óbvia para este desafio exigente, pois ficámos muito bem impressionados com este modelo durante os ensaios, e sabemos das capacidades e do conforto que oferece para uma longa viagem”.
Desde o ponto de partida, na sede norueguesa da Kia em Lørenskog (nos arredores de Oslo), a equipa de condutores utilizará as vias e pontes principais para cobrir os quase 5.800 km do percurso, que será permanentemente rastreado por um sistema de GPS, sendo possível conhecer a localização exata através do website da Max Adventure. Os três pilotos irão revezar-se ao volante e irão parar apenas para trocas de condutor e carregamento do veículo. Uma viatura de apoio, também fornecida pela Kia, acompanhará o EV6 para documentar a viagem, através de fotografias e filmagens.