fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Afinal a viagem de Oslo a Lisboa só demorou 89 horas

A equipa da Max Adventure completou a ‘Driven To Extremes Euro EV Marathon’, na qual conduziu um Kia EV6 Air 100% elétrico desde Oslo, Noruega, até Lisboa, Portugal, conseguindo ir além do objetivo inicial ao cumprir o percurso em apenas 3,75 dias e ao acrescentar um país ao itinerário.

Percorrendo 16 países e 5.109 km em pouco mais de 89 horas, o desafio foi concebido para demonstrar até que ponto é fácil cobrir grandes distâncias em pouco tempo usando um veículo elétrico de série e a infraestrutura de carregamentos existente. A aventura começou quando a equipa se despediu da sede da Kia na Noruega, situada em Oslo, terminando com a sua chegada à Kia Portugal, em Lisboa, na passada sexta-feira, 9 de setembro, Dia Mundial do Veículo Elétrico.

O desafio ‘Driven to Extremes Euro EV Marathon’ foi inspirado na aventura empreendida por Stirling Moss em 1952 quando, numa manobra publicitária para promover o então novo saloon de 4 portas Humber Super Snipe, o lendário piloto de competição, juntamente com três dos seus ‘amigos rápidos’, visitou 15 países europeus em menos de cinco dias. Os condutores da Max Adventure conseguiram melhorar em 47 minutos o tempo então estabelecido, naquela que terá sido a primeira vez que o percurso foi cumprido por um veículo totalmente elétrico.

Tirando partido da autonomia e tecnologia de carregamento rápido de 800 V do Kia EV6 Air, a equipa da Max Adventure recorreu ao ‘Kia Charge’ para diminuir o seu tempo de viagem. Este serviço permite carregamentos rápidos e proporciona aos proprietários de EV o acesso a mais de 400.000 postos de carregamento públicos na Europa, a partir de uma só conta e com um único cartão RFID. A equipa pode, assim, contar com pontos de carregamento rápido ao longo da rota, o que permitiu voltar prontamente à estrada após cada paragem.

Mac Mackenney, líder do projeto, referiu: “O objetivo nunca foi superiorizarmo-nos a Sir Stirling, mas sim demonstrarmos que é fácil empreender grandes viagens transcontinentais num EV aqui e agora, em 2022. Muita gente ainda encara os EV como sendo ineficazes ou incapazes de assumir a função de meio de transporte quotidiano fora de um contexto urbano, mas o Kia EV6 e a rede de postos de carregamento demonstram que tal não é verdade”.

“Gostaríamos de agradecer à Kia UK (Reino Unido), à Kia Bil Norge (Noruega) e à Kia Portugal pelo seu apoio e hospitalidade, para além de manifestarmos o nosso reconhecimento pelo entusiasmo e simpatia com que fomos sendo brindados ao longo do nosso percurso, desde um dos pontos mais a norte da Europa, até um dos pontos mais a sul”, acrescentou.

Tendo por objetivo inicial atravessar 15 países em 120 horas, a equipa foi capaz de roubar mais de um dia e acrescentar um país extra ao itinerário após ter ficado clara a rapidez com que iria conseguir cumprir a distância. Parando apenas para carregar o veículo e mudar de condutor, o trio de pilotos funcionou por turnos e cumpriu sempre os limites de velocidade dos países que visitou.

Saindo de Oslo, a equipa dirigiu-se para a fronteira com a Suécia, seguindo-se a Dinamarca, e depois Alemanha, Países Baixos, Bélgica, Luxemburgo, França, Suíça, Liechtenstein, Áustria, Itália, Eslovénia, Mónaco, Espanha e, finalmente, Portugal.

A equipa partiu no domingo, 5 de setembro, às 15h00 e atravessou a fronteira para Portugal (em Vilar Formoso) na quinta-feira, 8 de setembro, às 08h12. Foram estes os pontos de início e paragem da contagem do tempo, tal como acontecera no percurso original, em 1952.

Show More