fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Célula da StoreDot suporta mil ciclos de carregamento ultrarrápido sem degradação

A StoreDot anunciou o início da fase de testes em condições reais da sua tecnologia de célula de bateria que permite carregamentos extremamente rápidos. Em comunicado, a empresa israelita afirma ter fornecido células, prontas a serem utilizadas na produção de veículos elétricos, que excederam 1.000 ciclos de carregamento.

As células de alta densidade, de 300 Wh/kg e 700 Wh/l, estão a ser remetidas para os fabricantes automóveis parceiros, de forma a serem testadas em condições reais. De acordo com a StoreDot, estas células exibem o prometido desempenho ‘100in5’ (‘100 em 5’)– permitem que os condutores carreguem consecutivamente energia suficiente para 100 milhas de autonomia (aproximadamente 160 km) por cada 5 minutos de carregamento.

A StoreDot afirma que as suas células ‘100in5’ carregaram repetidamente de 10 a 80% da capacidade em apenas 10 minutos, tendo depois descarregado durante uma hora antes de serem novamente recarregadas. Suportaram consecutivamente mais de 1.000 destes ciclos de carregamento extremos antes de se degradarem abaixo do limite de 80% da capacidade original. A empresa acrescenta que não foi perceptível nenhuma degradação nos primeiros 600 ciclos em que as células foram consecutivamente carregadas rapidamente entre 10 a 80%.

Yaron Fein, vice-presidente de I&D da StoreDot, afirma: “Os testes mais recentes representam um marco, não apenas para a StoreDot, mas também para a indústria global de baterias e todo o ecossistema de mobilidade sustentável. A nossa meta de desempenho de produto para 2022 era atingir 1.000 ciclos consecutivos de carregamento extremamente rápido de 10 a 80% em dez minutos, com uma densidade de energia de pelo menos 300 Wh/kg. Tenho o prazer de anunciar que não apenas alcançámos a nossa meta, mas também a superámos – e já temos nos nossos laboratórios uma formula aperfeiçoada que nos permite mostrar um desempenho ainda melhor. Esta é a primeira vez que o desempenho de uma célula desta magnitude foi alcançado”.

Este marco acontece depois da empresa israelita ter anunciado, em março, o recorde mundial de 1.200 ciclos nos protótipos das suas células de carregamento extremamente rápido. A StoreDot afirma que continua a desenvolver a tecnologia XFC em formatos cilíndricos e prismáticos, esperando começar em breve a enviá-las aos fabricantes automóveis.

O programa de desenvolvimento da StoreDot tem como objetivo desenvolver células para baterias que permitam carregar energia para 100 milhas de autonomia em apenas 2 minutos.

Show More